Todos os recursos são válidos para tentar vencer a Milão-Sanremo para a UAE Emirates. Um das grandes corridas que Tadej Pogacar ainda não venceu, a clássica da primavera, primeiro monumento da temporada, volta a ser um dos objetivos do esloveno em 2025.

PUB
Orbea Genius Dealers

Três vezes entre os cinco primeiros nas últimas três edições, ainda falta alguma coisa ao campeão do mundo para se impor na célebre meta na Via Roma. E para resolver este problema, a sua equipa recorreu a inteligência artificial (IA).

Jeroen Swart, gestor de desempenho da equipa dos Emirados Árabes Unidos, admitiu ter utilizado a ajuda da… Anna, de Analog. “Ela é um pouco mal-humorada, mas é incrível no que faz. Lançámos um projeto para gerar a nossa própria plataforma de dados e já trabalhamos há anos com os nossos parceiros nos Emirados”, começou por explicar o responsável.

“Estamos agora a alcançar marcos verdadeiramente fenomenais. A Analog foi nossa parceira para ir mais longe. Temos agora capacidades de IA extremamente interessantes.”

Swart deu um exemplo do que a IA poderia fazer. “Pegamos no perfil 3D da 18ª etapa do Tour. Pedimos à Anna que nos mostrasse como correu a prova, com pequenos ciclistas em miniatura 3D, e que nos contasse as histórias marcantes do dia, com especial destaque para Tadej”, continua.

“Obtém-se uma narrativa que começa a fornecer informações que não captamos necessariamente ao ver na TV ou no carro ou ao olhar para os dados do software que normalmente utilizamos. A Anna consegue fazer isso num minuto e em qualquer língua”, refere ainda.

Talvez a Anna consiga encontrar uma pequena vantagem no Poggio, por mais pequena que seja, que permita a Pogacar para vencer a Milão-Sanremo… “É claro que sim, mas obviamente não lhe vou dar a resposta”.

PUB
Orbea Genius Dealers

Créditos da imagem: UAE Team Emirates – Sprint Cycling Agency – https://twitter.com/TeamEmiratesUAE/status/1769100508415889557/photo/1

Também vais gostar destes!