A OQUO é uma nova marca acabadinha de chegar ao segmento das rodas para BTT. O que traz de (absolutamente) novo? A possibilidade de personalizarmos as rodas no momento da compra. São 11 cores diferentes à escolha além da opção entre cepo Sram XD ou Shimano Microspline.

PUB
Pirelli

A principal aposta? Uma boa extensão de gama, em carbono e em alumínio, com preços entre os 599 e os 1.999 euros. Vamos lá ficar a conhecer esta nova marca de rodas que é propriedade da espanhola Orbea.

Gama OQUO MP.

Com fábrica no País Basco, em Espanha, a OQUO gaba-se de conseguir combinar “os mais avançados processos industriais com a precisão do toque humano”. Isto porque aposta na robotização da produção a par de acabamentos à mão. Fotos da fábrica mais abaixo.

Gama OQUO MC.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Com a salvaguarda do programa Keep on Rolling, que está lá para servir de garantia vitalícia em caso de “azar” com substituição do produto, a OQUO está dividida em duas gamas e cinco modelo de rodas para BTT.

A linha Mountain Performance (MP) tem rodas para XC e trail, enquanto a linha Mountain Control (MC) é para bicicleta também de trail e para enduro. As primeiras mais leves e rígidas, para competição até; as segundas mais robustas e all around.

OQUO Mountain Control (MC)

A gama mais virada para o enduro (e também trail) está dividida nos dois modelos que mostramos imediatamente abaixo. Há várias caracaterísticas comums a ambos: cubos DT350 6IS, raios Sapim D-Sprint ou Race (28 raios à frente e 32 atrás), larguras de 32 mm à frente e 30 mm atrás, compatibilidade com discos de travão de seis parafusos. Pesos não anunciados.

PUB
Nova Mondraker Arid

OQUO MC32LTD – 1.599 euros (carbono)

OQUO MC32TEAM – 699 euros (alumínio e também em 27,5”)

OQUO Mountain Performance (MC)

Gama de XC, basicamente, mais leve e rígida. Para competir? Sim! São três modelos, todos para discos Centerlock. Vejamos cada par de rodas:

OQUO MP30LTD – 1.999 euros

Carbono, cubos DT240 S CL, raios Sapim CX RAY TCS (24 à frente e 28 atrás), 1.300 gramas o par, 30 mm de largura interna.

PUB
Nova Mondraker Arid

OQUO MP30TEAM – 1.299 euros

Carbono, cubos DT350 CL, raios Sapim D-Sprint (28 à frente e atrás), 30 mm de largura interna.

OQUO MP28PRO – 599 euros

Alumínio, cubos DT350 CL, raios Sapim Race (28 à frente e atrás), 28 mm de largura interna.

As principais tecnologias

Diferentes formas no perfil das rodas dianteira e traseira. Se as forças exercidas são diferentes em cada um, por que razão são sempre iguais?

Aros assimétricos para otimizar o comprimentos e a tensão dos raios, todos eles da marca Sapim.

Orifícios dos raios em ângulo, reforçados. Válvula integrada.

Proteção extra para combater os furos provocados pelo “entalar” do pneu tubeless no perfil da roda.

Fotos da fábrica OQUO

Estas são rodas para BTT com produção sustentável no País Basco, em Espanha, garante a marca. Processos de controlo de qualidade e testagem em laboratório, mas também no terreno.

Mais info:

https://oquowheels.com

Também vais gostar destes!