É uma “derivação” de que todos gostamos, certamente, quando as características de um modelo de estrada topo de gama “passam” para uns sapatos de gravel. E foi precisamente isso que a Specialized fez com estes S-Works Vent EVO, que herdam o que há de melhor nos seus “irmãos” S-Works Vent Road.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Mas nada muda? Muda o sistema de ventilação do sapato e outros pontos importantes para a prática do gravel. A parte superior é “respirável e confortável, feita de malha reforçada, TPU e Dyneema”, refere a marca, o que faz com que estes sejam uns sapatos fáceis de calçar.

À imagem de outro modelo, os Recon, há outros elementos a ter em conta, nomedamente a cunha Varo, o arco longitudinal e o botão do metatarso, tudo tecnologias desenvolvidas no âmbito do programa Body Geometry da Specialized.

A referida cunha tem 1,5 mm, pensada para prevenir o colapso do antepé (pronação), enquanto o botão do metatarso serve para “abrir” os dedos dos pés dentro do sapato, prevenindo dormência.

PUB
Giant TCR 2024

A sola também é a mesma que encontramos nos S-Works Recon, feita de carbono e em especial para caminhos de terra batida e trilhos. A placa de carbono XC FACT tem um índice de rigidez de 13.0.

Os apertos BOA S3-Snap, por sua vez, têm garantia vitalícia e apresentam o pormenor de serem maquinados em liga de alumínio, o que permite um ajuste mais sensível e preciso, refere a Specialized.

Mais à frente, a biqueira Vented Mouthport puxa ar através da dianteira do pé e canaliza-o em redor do mesmo, ao passo que o apoio PadLock, na parte de trás, aconchega o calcanhar “para assegurar uma ótima transferência de potência”.

PUB
Nova Mondraker Arid

As travessas são em liga de titânio e podem rodar para posicionar o
pedal 5 mm mais atrás. O peso destes Specialized S-Works Vent EVO é de 300 gramas cada sapato (no tamanho 32), com um preço de 430 euros.

Mais info:

Também vais gostar destes!