Chegam para substituir os S-Works 7 no catálogo da marca e são os novíssimos Specialized S-Works Torch, os mais recentes sapatos de ciclismo de estrada que a marca desenvolveu à luz da tecnologia Body Geometry.

PUB
Pirelli

Segundo o fabricante, estes sapatos S-Works dão continuidade ao desenvolvimento consoante o feedback de atletas de alta competição, recorrendo a “processos de biomimética, dados científicos e manufactura avançada”. 

Assim, uma das prioridade foi otimizar a parte de cima destes sapatos de ciclismo, para melhorar o ajuste e a performance, dizem. O cabo inferior BOA foi deslocado para baixo e inclinado diagonalmente, ficando preso a um encaixe em forma de Y que fixa o antepé no seu lugar, impedindo a elevação da bola do pé.

Esta evolução anula a necessidade de uma tira de velcro, ao mesmo tempo que oferece uma estrutura que “aumenta a potência e elimina a pressão indesejada”. O reforço sobre o dedo grande do pé aproveita ao máximo a fase de tração da pedalada.

Foram feitas mais mais de 100.000 digitalizações de pés de atletas para recolher dados de ajuste Retul, o que permitiu verificar que tanto uma placa padrão quanto uma larga serviriam melhor ao espectro das formas de pés humanos. Então foi isso que a marca fez, redesenhando duas novas placas de base de carbono que são 4 e 8 mm mais largas que as dos S-Works 7, respetivamente.

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

A nova forma do rebordo das placas reduz a flexibilidade e elimina a acumulação de material volumoso à volta do perímetro da placa. “Um reforço interno adiciona rigidez e resistência, eliminando a necessidade de uma armação adicional. O resultado é uma redução de peso de 20 gramas, maior eficiência e transferência de potência imediata”, explica a Specialized.

Tomamos a liberdade de transcrever um pequeno FAQ que a marca divulga juntamente com o lançamento destes novos sapatos de ciclismo de estrada:

Como é que os S-Works Torch se posicionam na linha de sapatos S-Works?

“Os S-Works Torch substituirão osS-Works 7. Os Torch trazem um ajuste tradicional com um desenho clássico e elegante. São feitos com materiais flexíveis e construídos para uma sensação aprimorada do pé ao pedal. Em comparação, os S-Works Ares oferecem um ajuste mais seguro para potência explosiva.”

PUB
Pirelli

Os S-Works Torch têm a mesma rigidez que os S-Works 7?

“Sim, a placa de base de carbono é otimizada para rigidez, sendo 20 gramas mais leves que os S-Works 7”.

Os S-Works Torch são feitos com o mesmo material que os S-Works 7?

“Substituímos o Dyneema por um material próprio que usa uma “sanduíche” de diferentes materiais em zonas específicas. Estes novos materiais são mais flexíveis e adaptáveis, proporcionando aos ciclistas o suporte necessário com maior conforto”.

Como é que o ajuste dos S-Works Torch difere do dos S-Works 7?

“A placa de base dos S-Works Torch é mais larga do que a dos S-Works 7. Os S-Works Torch apresentam um desenho mais assimétrico, onde a parte superior é um pouco mais baixa sobre os dedos pequenos, o que ajuda a criar uma sensação mais conectada do pé. O comprimento é idêntico, mas a largura da bola do pé é ligeiramente maior. Os ciclistas que têm pés mais largos podem tentar reduzir metade do tamanho se já tiverem usado um tamanho acima para aumentar a largura”.

Aconselhamos a rápida visita ao site da marca para conferires todos os detalhes e características destes novos Specalized S-Works Torch. Custam 440 euros. O link está abaixo.

Mais info: www.specialized.com/pt

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Também vais gostar destes!