Quem segue de forma atenta a equipa Giant Factory Off-Road Team, reparou certamente na utilização de um protótipo durante a temporada de 2022. Contudo, em 2023, a oitava geração da “Rainha do Enduro” chegou às lojas, e agora, e este quadro Giant Reign apresenta-se numa edição muito exclusiva.

PUB
Pirelli

A plataforma Reign foi introduzida em meados de 2005 como uma das primeiras bicicletas de montanha Giant com o sistema de suspensão Maestro. A evolução tem sido contínua e as experiências efetuadas pela marca procuraram sempre o melhor resultado possível. Quadros, rodas, suspensões… um pouco de tudo! E este Reign é também indicado para isso mesmo: um pouco de tudo.

Giant Reign

Agora na sua oitava geração, a Reign apresenta-se com uma geometria moderna e de fácil adaptação ao terreno. Feito para sobressair em diferentes condições de condução e terreno, tendo em conta que esta “bicicleta oferece velocidade e controlo essenciais para os profissionais do enduro e um novo nível de confiança para os ciclistas recreativos”, explica a marca.

Giant Factory Off-Road Team

O desenvolvimento de uma “máquina” de competição tem de passar pelas mãos dos próprios profissionais, certo? E destacam-se dois nesta equipa: Youn Deniaud e Mckay Vezina.

PUB
Orbea Genius Dealers

Estes riders tiveram um papel importante no desenvolvimento e percurso da Giant Reign. Por exemplo, Deniaud venceu uma etapa e terminou nos cinco primeiros da última ronda da EWS, em França. A prova de que a Reign alcança os objetivos propostos!

A Giant tem assim aqui três opções. No entanto, e como a marca explica, é possível fazer a escolha entre rodas de 29″ em ambos os eixos, ou optar pela opção mullet com 27,5″ atrás (sendo esta última a opção que vem de fábrica no modelo SX):

  • Reign Advanced Pro: Com um quadro de carbono advanced, é a série de topo da nova gama.
  • Reign: Apresenta um quadro de alumínio ALUXX SL.
  • Reign SX: Combina um quadro ALUXX SL com uma suspensão mais robusta e um kit de montagem orientado para uma condução mais agressiva.

Novas suspensões

A tecnologia Maestro mantém-se no setup desta Reign. Mas, e dada a complexidade dos novos circuitos de enduro, cada vez mais técnicos, difíceis e rápidos, o curso traseiro do amortecedor é agora de 160 mm. São 14 mm a mais do que a sua antecessora.

O amortecedor é também ele mais largo (agora com 62,5 mm, antes com 60 mm), “o que proporciona mais suavidade numa maior variedade de terrenos”.

Ajustes de Geometria | Flip-Chip

O novo quadro Giant Reign permite escolher entre três posições de condução ao nível da altura do eixo pedaleiro, no ângulo da direção e no ângulo do selim:

PUB
Pirelli
  • Posição alta: Aumenta a distância ao solo, ideal para terrenos técnicos.
  • Posição baixa: Proporciona uma condução mais segura a alta velocidade.
  • Posição intermédia: Oferece uma configuração versátil.

Em linha com as tendências atuais este quadro vem munido de proteções adicionais e, em termo práticos, podemos contar um um compartimento de armazenamento integrado no quadro. Por fim o preço, deste quadro super exclusivo Giant Reign Advanced, que se situa nos 3.949 euros.

Mais info:

Créditos imagens: Giant

Também vais gostar destes!