É um motor fabricado na Europa, este BHZ by SEG. É o Z System, como a marca lhe chama, e é também a nova evolução dos motores para bicicletas elétricas da BH. Para já podemos encontrá-lo nas e-BTT de trail BH iLynx Trail e Race.

PUB
Cube Stereo ONE

Tem apenas 2,1 kg e parece integrar-se muito bem nestas e-bikes, cujo quadro até nem é lá muito volumoso. Oferece 65 Nm de torque com potência máxima de 500 W e há aqui um “trunfo”: três sensores (torque, velocidade e cadência), “que realizam mais de 1.000 leituras por segundo para oferecer uma resposta imediata a cada situação”, garante a marca.

É desta forma que é fornecida assistência à pedalada, de forma inteligente, e isto inclui um sistema de pré-carga em subidas. O motor BHZ by SEG, ao retomarmos a marcha numa subida, é ativado instantaneamente sem ser preciso pedalar.

Da mesma forma, assim que paramos de pedalar o motor pára, “evitando aquela sensação de perda de controlo da bicicleta”, dizem, tal como a potência é cortada um pouco antes dos 25 km/hora, para evitar aquele “coice” brusco que conhecemos a algumas e-BTT.

Quando à bateria, as novas células 21700 de 5,8 Ah dão origem a uma bateria de 2,6 kg e capacidade de 630 Wh, o que significa um acréscimo de 20% de autonomia nas elétricas de BTT da marca. É possível expandir essa capacidade usando a bateria externa XPro de 180 Wh, cuja instalação não requer cabos adicionais.

Para controlar o sistema elétrico podemos contar com o comando iRemote no guiador e também com a nova app iConnectz para instalar no smartphone. O comando tem três botões e um indicador visual com 4 LEDs para verificar o nível da bateria. Há ligação a dispositivos Garmin.

PUB
Orbea Genius Dealers

Uma nota final para o fabricante deste sistema elétrico, a SEG Automotive, empresa alemã com fábricas em Espanha.

O novo motor no modelo BH iLynx Trail 2025:

Há seis configurações da BH iLynx Trail com este motor e outras três no caso da BH iLynx Race Carbon. Os preços para Portugal e as listas de especificações completas das bicicletas podem ser consultados no site da BH, link abaixo.

O novo motor na BH iLynx Race 2025:

PUB
Giant TCR 2024

Mais info:

Também vais gostar destes!