Foi apresentada recentemente a transmissão SRAM Red AXS de estrada, a mais exclusiva do fabricante norte-americano. Agora, com a adição do sobrenome ‘gravel’ XPLR, surge esta nova versão destinada aos mais aventureiros.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

O novo SRAM Red AXS XPLR herda vários componentes da versão de estrada: as manetes e o conjunto de travões são idênticos, com acabamentos de alta qualidade (manetes em fibra de carbono e pinças em alumínio polido). No entanto, esta nova transmissão não é uma simples adaptação ‘offroad’; possui uma identidade própria: a nova Red AXS XPLR é de 13 velocidades!

Sram Red AXS

Optando pela configuração monoprato, enquanto a Shimano continua a apostar no gravel com duplo prato para dar resposta às altas velocidades em zonas planas e à necessidade de trocas rápidas de andamentos sem grandes saltos entre estes, a SRAM aposta no monoprato, com um cassete de 13 velocidades que minimiza os tais “saltos” entre as mudanças.

Se olharmos para o desviador traseiro, este apresenta várias semelhanças com os modelos de montanha, graças ao seu design Full Mount, onde a patilha de ancoragem ao quadro está integrada no próprio desviador. Como nos modelos XX de montanha, a roldana inferior é fabricada com a tecnologia Magic Wheel, que mantém a corrente em movimento mesmo se um ramo se introduzir nela.

Sram Red AXS

PUB
Nova Mondraker Arid

Especificações do desviador SRAM Red AXS XPLR:

  • 1x específico para uso com cassete 10-46T XPLR de 13 velocidades e correntes Flattop de estrada.
  • A interface Hangerless e a fixação Full Mount permitem trocas de velocidades precisas e alta resistência a impactos.
  • Requer quadro com interface UDH.
  • Configuração simples sem parafusos de ajuste.
  • Gestão superior da corrente com embraiagem de mola inspirada no MTB.
  • Peças substituíveis. A Magic Wheel mantém a corrente em movimento, mesmo se resíduos entrarem na roldana inferior.
  • Compatível com baterias AXS existentes.

Outro componente diferenciador é a cassete: no momento, é lançado apenas o XG-1391, uma unidade bastante leve (288 g) com uma variação de relações de 10-46 dentes. A corrente utilizada é a mesma Flattop de 12 velocidades da transmissão SRAM Red AXS.

Especificações do cassete XG-1391 Red XPLR:

PUB
Prototype
  • Range ampliado de 460%.
  • Para desviadores traseiros XPLR 1x de 13 velocidades.
  • Peso: 288 gramas
  • Compatível com todas as correntes de estrada Flattop e núcleo XDR.

Os braços do pedaleiro, feitos em fibra de carbono, incorporam uma nova medida de 160 mm para alcançar mais utilizadores e proporcionar altas cadências de pedalada. Podem ser montados pratos que variam de 38 a 46 dentes, compatíveis com o prato ‘aero’ visto em competições tanto de BTT quanto de gravel. Em termos de tamanhos, são fabricados em: 160, 165, 167,5, 170, 172,5 e 175 mm.

Sram Red AXS

Neste caso, podem também vir de fábrica com um medidor de potência Red AXS XPLR de aranha. Se não optarmos por essa configuração, podemos adquirir posteriormente e adicioná-lo, assim como o prato correspondente que passará a ser roscado em vez de montagem direta.

O medidor de potência, de aranha, possui precisão de até ±1,5% e mede a potência das duas pernas. A alimentação é feita por uma bateria tipo CR2032, com duração de cerca de 200 horas. A tecnologia de transmissão de dados é através de Bluetooth de baixa energia e ANT+ wireless.

Um detalhe: este medidor de potência possui a tecnologia Magic Zero, que permite rever e recalibrar automaticamente o medidor enquanto pedalamos.

PUB
Nova Mondraker Arid

Este novo grupo apresenta registos de peso impressionantes: se o anterior Red AXS eTap XPLR, de 12 velocidades, já era leve (pesava, com medidor de potência, 2.575 gramas), o novo é ainda mais: com medidor de potência, a SRAM declara 2.488 gramas e sem o medidor, de  2.398 gramas.

Mas, cada grama vale ‘ouro’: o grupo completo (incluindo travões) sem medidor de potência vai custar 3.960 euros, e com ele, 4.465 euros. Isto significa que as bicicletas de série que o instalarem terão preços ainda mais ‘estratosféricos’…

Mais info:

Também vais gostar destes!