O espigão telescópico Fox Transfer teve a sua versão mais recente há pouco tempo, com mais cursos e novas características, mas agora surge algo verdadeiramente revolucionário, parece-nos: o novo Fox Transfer Neo, um novo modelo totalmente sem fios e que pode ser ajustado e configurado através da app Fox Bike instalada no smartphone. Mas há muito mais!

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Os apreciadores da marca já pediam um modelo wireless há algum tempo e a Fox fez-lhes a vontade. O novo Transfer Neo traz mais curso máximo, reduz ao máximo as dimensões da bateria integrada e também os pesos, garante o fabricante, “eliminando todas as funções não essenciais deste sistema em prol da velocidade. Quão rápido? Mais de 100 vezes que o Bluetooth e 20 vezes que o concorrente mais próximo”.

Todos os elementos do Transfer Neo foram concebidos, testados e melhorados através do programa da Fox Racing Applications and Development (RAD), apresentando um design externo que reduz a altura da pilha, aumenta o espaço entre a bateria e o pneu traseiro e instala uma alavanca no guiador mais compacta.

Para eliminar os problemas de espaço dos pneus encontrados pelos espigões wireless em certos quadros, a bateria e o controlador do Transfer Neo estão colocados na parte inferior exposta do espigão, logo acima da braçadeira do quadro, em vez de imediatamente abaixo do selim.

“O Transfer Neo permite-nos ter uma bicicleta mais manobrável nas descidas, com a segurança acrescida do selim não interferir nas zonas mais inclinadas”, diz a Fox, mencionando ainda que “repensar o design externo tornou possível produzir uma opção de 200 mm de curso em todos os diâmetros, dando aos ciclistas mais altos a opção de um espigão de longo curso”.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

O manípulo no guiador tem uma zona de contacto do polegar revestida a borracha, com um ponto de ativação mais curto. Isto significa que a alavanca pode ser rodada mais para baixo do guiador, evitando o contacto do manípulo com o nó do polegar do ciclista. Esta posição também reduz as hipóteses de contacto entre a manete e o tubo superior da bicicleta.

O manípulo leva uma pilha CR2032 (autonomia estimada de até um ano), é montado sem ferramentas, tem opções de fixação standard de 22,2 mm, Matchmaker e I-SPEC EV, apresenta um botão de emparelhamento e um indicador LED, tem certificação IPX7 e pesa 62 gramas.

Com a já referida app é possível colocar o espigão no modo Bike Park Mode, que desativa temporariamente o Transfer Neo evitando a extensão acidental ao descer. Para desativar basta depois pressionar a alavanca quatro vezes.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Por outro lado, o modo Transporte foi concebido para conservar a energia da bateria do Transfer Neo durante o transporte. Com a ativação deste modo, o Transfer Neo desliga-se automaticamente e a funcionalidade Shake to Wake é desactivada. Para desativar o modo Transporte, basta deixar cair a traseira da bicicleta a alguns metros do chão ou retirar e voltar a colocar a bateria.

Outras características incluem pressão regulável através de uma válvula Schrader no topo do espigão, duração prevista da bateria “geral” entre 30 e 40 horas, intervalos de manutenção a cada 8.000 acionamentos e 26 milissegundos desde o acionamento do manípulo até ao movimento do espigão.

Opções de curso entre 125 e 200 mm em todos os diâmetros (30,9, 31,6 e 34,9 mm), disponível na versão Factory, com revestimento Kashima, e na Performance Elite (apenas em OEM), pesos desde 528 gramas (dependendo da medida e do curso máximo) e preço de 1.370 euros.

Mais info:

Também vais gostar destes!