A Giro tem duas grandes novidades no segmento dos capacetes de ciclismo, cada uma com a sua abordagem diferente: o novo Giro Eclipse destina-se ao ciclismo de estrada e o Giro Merit dirige-se aos praticantes de BTT. Mas o que mais se destaca em ambos os modelos é a integração da tecnologia Spherical.

PUB
Cube Stereo ONE

Esta tecnologia é um complemento ao sistema MIPS no campo da segurança e diz a marca que se trata de algo destinado “aos ciclistas que atingem velocidades mais elevadas em cima da bicicleta”.

A tecnologia Spherical foi desenvolvida no laboratório Bell+Giro Dome em associação com a MIPS e é um design exclusivo em EPS que substitui a normal estrutura plástica do tipo “esqueleto” e redireciona as forças de impacto, repartindo-as de uma forma ainda mais equilibrada, explica a Giro.

Capacete Giro Eclipse Spherical

Este capacete destinado ao ciclismo de estrada é o mais exclusivo da marca, o que o torna “um complemento ideal para a competição”, referem. O preço é de 295 euros.

O Giro Eclipse Spherical é fabricado em torno de uma carcaça de policarbonato com a novidade de que a capa interior, em EPS, tem um revestimento em EPP (Foam) com uma densidade diferente.

PUB
Garmin

O design, por sua vez, é bastante aerodinâmico… A marca afirma que é o capacete aero mais “rápido”, conseguindo uma vantagem de 14 segundos num curso de 100 milhas a 25 mph sobre o seu imediato perseguidor. E vence por um minuto de diferença o modelo Giro Vanquish…

 

São 14 as aberturas estrategicamente espalhadas para assegurar uma correta ventilação e as restantes características são mais convencionais, digamos assim, com um sistema de ajuste tipo roda traseira Roc Loc5 Air e um peso de 270 gramas no tamanho M. Existe em cinco cores e em três tamanhos diferentes.

Giro Merit Spherical

A custar 209 euros, o Giro Merit é um capacete de BTT numa aobrdagem mais de all-mountain ou enduro, por exemplo, com dimensões adequadas a este tipo de utilização: a parte de trás alarga-se para proteger a nuca, mas também para permitir o uso de óculos tipo full.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

A construção e técnicas de fabrico são exatamente as mesmas que servem de base ao modelo Eclipse apresentado acima, incluindo a tecnologia Spherical, sendo que o sistema de ajuste também recorre à roda Roc Loc. O acabamento Air Trail integra ainda várias aberturas e canais internos de ventilação.

A pala integrada é também ajustável e o capacete surge em cinco cores distintas. O peso está nos 360 gramas (no tamanho M) e está disponível também em três tamanhos.

Mais info:

Também vais querer ler…

Tecnologia de ponta nos capacetes: todos os segredos! [com vídeos]

Também vais gostar destes!