“Com mais de 10 anos de experiência no mundo das bicicletas elétricas, a BH soube criar o seu próprio motor específico para este tipo de bicicleta, as e-bikes de montanha”. A marca fala do motor 2EXMag Gen 2, que agora na 2ª geração equipa as versões de 2023 das BH iLynx Trail e BH iLynx Race. A primeira para trail, a outra para XC, refere o fabricante espanhol.

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Mas já lá vamos à motorização, pois a base também importa. E em ambos os modelos é o quadro em carbono “fabricado com a tecnologia Hollow Core Internal Molding, a mesma utilizada nos melhores modelos de carbono da BH”, dizem.

BH iLynx Trail Carbon 2023

BH iLynx Race Carbon 2023

O quadro da BH iLynx Race pesa 2.065 gramas, o que faz com que esta elétrica possa pesar 16,9 kg. No caso da iLynx Trail, o peso do quadro é de 2.200 gramas.

A BH iLynx Trail utiliza no fabrico fibras de carbono Ballistic, para “uma maior resistência a impactos e a pensar na aplicação mais agressiva a que se destina”.

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Também existem versões da bicicleta com quadro em alumínio, sendo que nesta linha de utilização mais trail está presente o eixo traseiro Super Boost de 157 x 12 mm, para albergar rodas traseiras mais largas e pneus de até 2,4”.

Tanto um modelo como o outro contam com sistemas de cablagem interna e integrada na direção, como a maior parte das BTTs da marca, bem como com o sistema BlockLock, que limita a rotação do guiador a 120º e evita danos no tubo superior em caso de queda.

O aperto do espigão de selim está totalmente integrado no quadro e na caixa de direção há espaço para colocação da ferramenta multiusos FIT, uma outra conhecida de outras “andanças” (e que é vendida em separado).

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Atrás, o amortecimento está com o sistema Split Pivot e pode ter 150 ou 140 mm de curso na BH iLynx Trail; já na iLynx Race Carbon o curso é de 120 mm. As várias versões em cada modelo estão mais baixo, com links para as listas de especificações no site da BH.

O motor BH2EXMAG Gen2

É ele o responsável pela assistência à pedalada nestas e-BTTs da BH, pesando 2,1 kg apenas o motor. Debita 65 Nm de binário e com a energia a chegar da bateria de 540 Wh integrada no quadro.

É possível extender a autonomia com o range extender XPro de 180 Wh, que é instalado na grade de bidão (vendido em separado). Os modos de assistência são quatro e o sistema é controlado através do comando iRemote no guiador, com três botões e uma luz indicadora do nível da bateria.

A ligação ao smartphone com a app BH iConnect permite depois aceder a várias personalizações e garante relação com ciclocomputadores Garmin, o que faz com que tenhamos no ecrã destes dispositivos todas as informações relativas ao funcionamento do sistema elétrico da bicicleta.

Gama BH iLynx 2023

A gama BH iLynx Trail para 2023 é composta por seis versões modelos, três com quadro em carbono e outras três com quadro em alumínio. Os preços começam nos 4.499 euros, sendo que os dois modelos mais acessíveis da gama estão equipados com suspensões de 140 mm, enquanto as restantes contam com 150 mm de curso.

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Já a BH iLynx Race Carbon existe em três versões, todas elas com quadro em carbono e 120 mm de curso, com preços desde 6.199 euros.

Todos os modelos estão disponíveis em cinco cores de série e podem ser personalizados através do programa BH Unique. Está tudo no site da marca, basta tocar/clicar no link abaixo ou nos nomes das bicicletas acima!

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