Pouco mais de 12 kg… É este o peso da versão mais bem equipa da nova Trek Top Fuel Gen 4 e é este também o principal argumento desta novíssima versão da melhor bicicleta de trail no catálogo da marca norte-americana.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Objetivo: ter uma bicicleta de trail com inspiração nas geometrias de enduro, mas que é leve que o normal e “perdoa” muito mais que uma bicicleta de BTT para XC. E por isso permite “atacar” os trilhos, saltos e descidas com mais confiança, diz a Trek. Aliás, a marca fala mesmo de que a bicicleta “atira” mais ao downcountry. Vejamos como.

A Trek aponta esta Top Fuel otimizada a um público bastante interessante: os riders que gostam de bicicletas de trail leves e responsivas, ou os atletas de XC que gostam mais de saltar e diversão nos trilhos do que propriamente bater” kms…

E assim nasceu um modelo com um quadro 220 gramas mais leve que na geração anterior (alumínio ou carbono), agora redesenhado, que conta com o compartimento de armazenamento no tubo diagonal que conhecemos de outras Trek de trail (com as bolsas BITS incluídas) e que no tamanho S se apresenta com roda 27,5” em ambos os eixos. Nos restantes tamanhos tem roda 29”.

Com escoras entre 435 e 445 mm, dependendo dos tamanhos, a Trek diz que os riders desta nova Top Fuel ganham controlo na roda da frente (se forem altos) e um centro de gravidade mais centrado no quadro (se forem mais baixos). Isto entre outras “afinações” na geometria.

PUB
Giant TCR 2024

Além das linhas mais “descontraídas”, o sistema de ajuste com o seletor Mino Link junto à zona do pedaleiro permite personalizar um pouco a bicicleta em função da nossa fisionomia e estilo de condução. As quatro posições à escolha funcionam num esquema de “quadrado”.

Dependendo da versão, há suspensões de até 140 mm à frente, sendo que atrás o amortecedor, que está na vertical, tem 130 mm. Aliás, neste campo é dada continuidade à geração anterior, pois está presente o design de suspensão Active Braking Pivot da Trek, “permitindo manter a suspensão a trabalhar mesmo numa travagem em terrenos difíceis”.

Há ainda proteções de dupla densidade no tubo inferior e nas escoras inferiores, “mantendo o quadro protegido e a condução silenciosa”, garantem. Mas há muitos componentes a ter em conta nas listas de especificações desta nova Trek Top Fuel, basta consultar tudo no site da marca norte-americana.

PUB
Prototype

Eis todas as versões da nova Trek Top Fuel Gen 4, bem como os preços para o mercado português e os pesos anunciados pela marca (no tamanho M):

  • Trek Top Fuel 5 Gen 4 – 2.489 euros – 15,9 kg
  • Top Fuel 8 Gen 4 – 3.559 euros – 14,58 kg
  • Top Fuel 9 Gen 4 – 4.269 euros – 14,38 kg
  • Top Fuel 9.8 GX AXS Gen 4 – 6.229 euros – 13,20 kg
  • Top Fuel 9.8 XT Gen 4 – 5.789 euros – 13,45 kg
  • Top Fuel 9.9 X0 AXS Gen 4 – 8.019 euros – 13,10 kg
  • Top Fuel 9.9 XX AXS Gen 4 – 10.239 euros – 12,85 kg
  • Apenas o quadro em alumínio – 2.489 euros
  • Apenas o quadro em carbono – 4.009 euros

Mais info:

Também vais gostar destes!