“O tão desejado momento chegou”, diz a Bicimax, representante da Fox em Portugal e Espanha: é o lançamento oficial da nova suspensão Fox SL de 2025, “uma nova suspensão frontal com ADN XC preparada para downcountry”, afirma a marca.

PUB
Fox Service

A Fox 34 Sl vem substituir a conhecida suspensão com monocoque Step-Cast e chega com possibilidade de 130 mm de curso, além de surgir também, em separado, o novo manípulo Twin Stick, que junta o bloqueio das suspensões e do espigão telescópico num só elemento.

https://www.youtube.com/watch?v=9-vGhzyiOMw

Suspensão Fox 34 SL 2025

Com um chassis redesenhado, um novo cartucho Grip SL e um peso de 1.475 gramas, a nova suspensão 34 SL foi projetada para responder à crescente procura por maior curso nas bicicletas de XC e downcountry.

O componente abandona o design Step-Cast da versão anterior e adota um chassis completo de 34 mm, permitindo um curso máximo de 130 mm. A marca destaca que este novo modelo foi desenvolvido para os percursos técnicos da Taça do Mundo de XC, “onde os atletas exigem mais capacidade de absorção de impactos sem comprometer a eficiência da pedalada”.

O novo arco da suspensão aumenta a rigidez torsional em 17% e foram feitos recortes estratégicos para minimizar o peso, enquanto a coroa em alumínio 7000 Series contribui para uma estrutura “mais leve e resistente”, garantem.

A Fox redesenhou a distribuição dos casquilhos, aumentando a distância entre eles em 20%. Isto pode querer dizer maior sensibilidade a impactos, especialmente a altas velocidades, quando a suspensão está sujeita a forças de flexão mais intensas.

PUB
Fox Service

Outro destaque da 34 SL é o cartucho Grip SL, desenvolvido para tentar reduzir peso e melhorar a eficiência da suspensão em percursos exigentes de XC e XCM.

A Fox fez ainda melhorias no eixo Kabolt SL, eliminando componentes desnecessários e reduzindo o peso total da suspensão em mais 12 gramas. O design atualizado do monocoque permite ainda a utilização de pneus até 2,5” e discos de travão até 203 mm.

Com um peso de 1.475 gramas ( versão para roda 29”, com 130 mm e Grip SL), a Fox 34 SL custa 1.575 euros. Algumas características adicionais:

  • Tamanho de roda: 29”
  • Curso: 110, 120 ou 130 mm
  • Rake: 44 mm offset
  • Eixo [Factory Series e Performance Series Elite]: Kabolt SL
  • Eixo [Performance Series]: Kabolt
  • Tamanho de disco: 180 a 230 mm
  • Air Spring: Float Evol Compliant
  • Tubo de direção: 1.5 Taper
  • Peso: 1475 gramas [F-S 130mm GRIP SL]

Manípulo Fox Twin Stick

A acompanhar a nova suspensão Fox 34 SL, a marca revelou também o Twin Stick, um manípulo que permite controlar simultaneamente o bloqueio da suspensão e o espigão telescópico mecânico.

PUB
KTM Macina Lycan 571 Glorious

Desenvolvido para as exigências do XC moderno, o Twin Stick utiliza uma mecânica de rampas e encaixes com apenas 66 gramas (ou 76 gramas, contando com a braçadeira).

O Twin Stick é compatível com sistemas de bloqueio de suspensão de duas posições (Aberto e Firme) ou três posições (Aberto, Médio e Firme) e pode ser configurado para atuar apenas na suspensão dianteira, no amortecedor traseiro ou em ambos simultaneamente.

O Twin Stick complementa o ecossistema Super Light XC da Fox, que inclui a suspensão 34 SL, o amortecedor Float SL LV e o espigão Transfer SL, formando “o conjunto mais leve do mercado na sua categoria”, diz a Bicimax, com um total de 2.232 gramas.

  • Suspensão 34 SL [29×130]: 1.475 gramas
  • Amortecedor Float SL LV [190×45]: 249 gramas
  • Espigão Transfer SL [30.9×100]: 342 gramas
  • Manípulo Twin Stick [sem braçadeira]: 66 gramas
  • Cabos e guias [aprox.]: 100 gramas

O novo Fox Twin Stick custa 202 euros. Tudo disponível para encomenda nos sites abaixo, onde encontras mais informação.

Mais info:

Também vais gostar destes!