A Specialized convidou-nos para estarmos em exclusivo num momento muito especial: o momento de apresentação da nova Specialized Stumpjumper 15, em Vancouver, no Canadá. E foi assim que ficámos a conhecer aquela que é “a bicicleta para todos os trilhos”, explica a marca norte-americana…

PUB
Beeq

Antes de mais, a Stumpjumper 15 funde esta icónica bicicleta da Specialized com o modelo EVO, que a partir de agora deixa de existir. E não é para menos, por assim dizer, porque há uma grande novidade que permite isso: o novo amortecedor traseiro Genie, um componente que a Fox desenvolveu em conjunto com a Specialized especialmente para a Stumpjumper 15!

“Para fazer da Stumpjumper 15 a derradeira bicicleta de trail, a equipa de Specialized Ride Dynamics focou-se em melhorar os melhores momentos de trail e em eliminar os maus. Esta abordagem resultou em avanços técnicos sérios que elevam o padrão em termos de capacidade, controlo e permitem que ajustes facilmente a tua Stumpjumper 15 ao teu estilo e ao terreno em que
estás a pedalar”, afirmam.

Já andámos com a nova SPECIALIZED STUMPJUMPER 15!

Por ser até 16,3% mais eficiente que o que conhecemos da EVO, que é o modelo assumidamente trail da Stumpjumper, e com 57% mais tração que essa bicicleta, a nova Stumpjumper 15 tem no Genie o principal “trunfo” para enfrentar qualquer salto, um novo amortecedor com 145 mm de curso.

CREATOR STORY | How the Team Made the New Stumpjumper 15
PUB
Beeq

Specialized Fox Genie

Esta tecnologia da Specialized inova ao nível do sistema de mola de ar PSA (Pneumatic Spring Assist) utilizando duas câmaras de ar positivas separadas (mas interligadas); o volume total de ar é aumentado, resultando numa curva de mola muito mais plana nos primeiros 70% do curso do amortecedor, explica o fabricante.

Depois, à medida que o amortecedor se comprime nos últimos 30%
do curso, a banda Genie desliza e fecha as aberturas da câmara de ar externa, reduzindo efetivamente o volume total. “É o melhor de dois
mundos, mola e ar, com maior capacidade de ajuste e sem compromissos”, diz a Specialized.

Sob a ótica desta nova tecnologia, “mais curso equivale a mais capacidade. Por exemplo, mesmo que a Stumpjumper 15 tenha 25 mm a menos de curso do que a Enduro, por exemplo, iguala-a em termos de quantidade e qualidade de curso utilizado para a magnitude de impactos na ‘Bump Zone’”.

A “Bump Zone” define-se como a amplitude de forças de impacto que compõem a maioria dos eventos experienciados durante uma volta nos trilhos de BTT. Para um ciclista de 70 kg, a zona de impacto está entre 700 e 1.200 Newtons. 

PUB
Beeq

À luz deste dados, a Specialized refere que o novo amortecedor Genie responde a “três desejos”: sensação e controlo de um amortecedor de mola; melhor prevenção e resistência ao esgotar o curso do que uma mola padrão; e uma plataforma ajustável, para mais diversão.

Assim, a Specialized garante que as possibilidades de ajustes são imensas, juntamente com os seis ajustes de geometria que podemos efetuar ao nível do quadro, que é feito com o carbono Fact 11 da marca. Aliás, o Fox Genie chega com um kit de afinação completo no pack, para que possa ser o próprio rider, em casa, a proceder aos desejados ajustes.

Mas também a geometria da Stumpjumper 15 é muito ajustável, até porque tem sido esta uma das principais necessidades dos riders atuais. “O eixo pedaleiro baixo, o ângulo ‘relaxado’ do tubo da direção e o offset otimizado da suspensão dianteira mantêm a estabilidade em terrenos irregulares, ao mesmo tempo que permitem escolher entre dominar a curva, deslizar suavemente por ela ou acertar a linha interior”, pode ler-se em informações oficiais.

São seis as configurações que se podem fazer à geometria. O ângulo do tubo de direção é ajustável em três configurações entre 63 e 65,5 graus (através de um copo superior excêntrico único), ao passo que a altura do eixo pedaleiro pode ser ajustada para cima ou para baixo em 7 mm (trocando os links de Horst). Mais baixa para uma condução mais estável, ou mais alta para maior reatividade.

PUB
KTM E-Bikes BTT

Já o sistema S-Sizing disponibiliza seis tamanhos de quadro distintos, sendo que os dois mais pequenos são estruturas mullet (roda 29” à frente e 27,5” atrás).

Introducing the Stumpjumper 15

Em todas as versões da Stumpjumper, listadas mais abaixo e com listas de material e especificações completas no site da marca, encontramos o compartimentos S.W.A.T. 4.0 no tudo diagonal do quadro, preparado para o transporte dos itens necessários em qualquer volta de trail.

Mais: como é habitual neste patamar de qualidade de bicicletas de trail da marca, as rodas e os pneus montados de origem fazem a diferença. Neste caso a Specialized selecionou umas Roval Traverse SL II para estarem de origem, sendo que os pneus são da “casa”: uns Butcher Grid Trail T9 à frente e uns Eliminator Grid Trail T7 atrás.

Eis as versões da nova Specialized Stumpjumper 15 2025 (estes são preços em euros para a Europa, em Portugal são mais baixos devido à redução de IVA).

No site da Specialized estão as características completas destas cinco bicicletas, tal como aqui no GoRide temos também o artigo resultante do teste que fizemos à bicicleta durante a nossa estadia em Vancouver com a marca.

  • S-Works Stumpjumper 15 – 11.400 €
  • Quadro S-Works Stumpjumper – 14.500 €
  • Stumpjumper 15 Pro – 8.350 €
  • Stumpjumper Expert – 6.600 €
  • Stumpjumper 15 Öhlins Coil – 7.500 €
  • Stumpjumper 15 Comp – 5.700 €

Nos dias em que estivemos em Vancouver tivemos a oportunidade de ficar a conhecer as pessoas mais importantes no desenvolvimento desta Stumpjumper 15 e ainda o prazer de partilhar trilhos com Matt Hunter, Matt Milles, Allan Cooke e outros grandes riders!

No último dia tivemos ainda a visita surpresa de Mike Sinyard, o fundador da Specialized, e de Rob Roskopp, o fundador da Santa Cruz Bicycles, que se juntou recentemente à família Specialized.

A Stumpjumper 15 com Genie dá-me os benefícios de uma bicicleta de longo curso e os benefícios de uma bicicleta de curto curso numa só. (Allan Cooke)

Tivemos ainda a oportunidade de ver o novo filme de Matt Hunter antes da estreia online. Matt esteve algum tempo sem lançar vídeos novos, mas surpreendeu agora com este novo Frames… Grande experiência!

Esta Stumpy continua a expandir a minha perceção de quão duro se pode pedalar. É uma loucura. Convida-te a dar tudo em zonas onde costumavas travar. (Matt Hunter)

The Stumpjumper 15 Keynote

Algumas imagens da apresentação da Specialized Stumpjumper 15 em Vancouver, no Canadá:

Mais info:


Créditos das imagens: Specialized e Rodrigo Vicente

Também vais gostar destes!