É assumidamente uma bicicleta de trail, para a montanha, mas é “diferente”, garante a Specialized. Isto porque a nova Specialized Status 2 está preparada tanto para os grandes saltos nos trilhos como para as manobras mais arrojadas no bike park ou num ambiente urbano, por exemplo. Fica a conhecer esta novidade, com duas versões diferentes e muita atenção ao detalhe.

PUB
Orbea Genius Dealers

Se não sabes ao certo o que é possível fazer com uma bicicleta como a Specialized Status, então sugerimos que espreites o artigo e o vídeo do teste que fizemos à Status 160. Agora, a marca lança a Status 170 2 (3.250 euros) e a Status 170 2 DH (3.700 euros), sendo que há ligeiras diferenças na configuração de cada versão.

“Embora receba o mesmo nível de engenharia e atenção que as nossas Stumpjumper ou Epic, a diferença está na intensão. A Status 2 foi desenhada para ser super simples e pronta a pedalar, independentemente do terreno”, diz a Specialized.

Ou seja, a marca norte-americana reforçou pontos chave na Status, como a suspensão e a travagem. Colocou 170 mm de amortecimento em cada eixo e baseou ambas as montagens num quadro de alumínio M5, material que também compõe as rodas.

O quadro tem escoras curtas, centro de gravidade baixo e “um acentuado ângulo de tubo de selim, numa disposição mullet que combina da melhor forma o controlo da roda 29” e o bom manuseio trazido pelas 27’5”.

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Para a personalização, há um flip chip na ligação do pivot Horst, perto do eixo traseiro, tal como na Status anterior. Isto permite ao ciclista fazer uma afinação da geometria do quadro de acordo com o seu tipo de condução ou terreno. “A bicicleta vem de série na posição alta, mas pode ser mudada para a mais baixa e relaxada, com eixo pedaleiro 8 mm mais baixo e o ângulo de direção meio grau mais relaxado”, explicam.

Na versão Status 2 170, a configuração é mullet e estão em destaque componentes como a suspensão forntal Fox 38 Float Rhythm 170 mm, o amortecedor de mola Fox DHX Performance, transmissão Shimano Deore, travões TRP Trail Evo e pneus Specialized Butcher Grid Trail 2.3” à frente e Butcher Grid Gravity 2.3” atrás.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Já a Status 2 170 DH “puxa” mais pelo amortecimento, com uma suspensão frontal RockShox BoXXer Select de 180 mm, um amortecedor de mola RockShox Super Deluxe Select, transmissão de 7 velocidades Sram GX DH, travões Sram Maven Bronze e pneus Butecher Gravity 2.3” em ambas as rodas, entre outros componentes que podes ver em pormenor no site da Specialized.

Mais info:

Também vais gostar destes!