Já está disponível (apenas online e em pré-encomenda, para já) a nova Rockrider Race 900 Team Edition XX1 AXS 2022, a hardtail de BTT que é utilizada oficialmente pela recém formada Rockrider UCI MTB Team, que poderemos ver em competição já este fim de semana na 1ª etapa da Taça do Mundo de XCO, em Petrópolis, Brasil.

PUB
Garmin

Trata-se de uma “máquina” de BTT fantástica, a julgar por tudo o que a marca decidiu instalar nesta Team Edition da Race 900 deste ano, que está limitada a apenas 400 unidades, cada uma com a sua gravação do número de série limitada.

A começar pelo peso: a Decathlon fala de 9,6 kg no tamanho M, num quadro full carbon que ostenta várias “afinações”. É referido que a bicicleta é agora mais versátil e com uma geometria totalmente apurada para os circuitos de XCO, com escoras de 435 mm, um reach um pouco mais longo, um ângulo de direção de 68º e um avanço mais curto (70 mm no tamanho M) do que era habitual nas BTTs da cadeia de lojas francesa.

Aliás, e para alcançar o peso referido acima, o que não falta é carbono também entre os componentes e periféricos: o espigão de selim é em carbono (há uma tampa na parte de baixo do quadro destinada à substituição por um modelo telescópico!), tal como as manetes de travão Reynolds, o guiador Protaper Flatbar de 760 mm, o pedaleiro Sram Eagle XX1 (já lá vamos…) e as rodas rodas Reynolds TR309/289 XC 29 (com total de 1.665 gramas e garantia vitalícia).

PUB
Nova Mondraker Arid

Ainda falando do quadro, esta Rockrider de competição surpreende ainda em dois “pormenores” muito bem pensados e que estão em destaque no site da marca: vem aplicada de origem uma proteção em silicone para o top tube, para evitar danos feitos pela rotação excessiva do guiador, e o tubo diagonal conta com uma parte pensada para aplicar uma correia que segure uma câmara de ar suplente. Isto apesar de apostarmos que todos os 400 compradores da bicicleta irão usar tubeless!

A transmissão, exatamente, é eletrónica. É o conjunto Sram XX1 Eagle AXS, o mais avançado e leve produzido pela Sram, e algo que já tivemos oportunidade de experimentar várias vezes e em várias bicicletas. Fiabilidade e funcionamento perfeito! O já referido pedaleiro em carbono, prato de 34 dentes, cassete SramPG 1299 XX1 AXS 10-52t e corrente XX1 Gold.

Outro ponto a destacar na lista de componentes é a suspensão RockShox SID SL Ultimate 100 mm, bem como os pneus Hutchinson Kraken Racing Lab Hardskin 29 x 2,30. O preço? Exatamente 4.250 euros, um valor bastante interessante tendo em conta o nível de equipamento selecionado e as características do quadro, sem dúvida.

Bike-Check RACE 900 Team Edition 2022
PUB
Pirelli
Pre-order: Race900 team edition, only 400 copies for sale!

Mais info e pré-encomenda:

Também vais gostar destes!