Forjada no Enduro World Series junto da equipa oficial da marca, mas também virada para a diversão. Pelo que a Orbea indicou na apresentação recente, também “desafia os limites dos trilhos e ignora as distrações”. É a nova Orbea Rallon para 2022 e traz grandes surpresas, incluindo até um milhão de personalizações através do configurador MyO.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Talvez não seja assim uma surpresa tão grande verificar que a Orbea Rallon continua a disponibilizar opção com roda 27’5”, além da natural 29”. “Com rodas maiores para a velocidades, com as mais pequenas para privilegiar a diversão”, dizem.

Na mesma lógica o sistema Steep and Deep, que traz mais inclinação e profundidade, “trabalha com os quatro tamanhos do quadro em carbono OMR para oscilar entre estabilidade extra (com um tamanho maior) e versatilidade nos trilhos, com um tamanho mais pequeno. O tubo que loga ao selim e ao espigão é o mais direito de sempre na gama, aceitando espigões telescópicos de até 200 mm.

E antes de falarmos do modo como as suspensões estão ajustadas à geometria do quadro, há a destacar dois pontos que surpreendem pela positiva. Em primeiro lugar, a correção de algo que afeta muitas bicicletas neste segmento: os ruídos durante a ação.

Para eliminar qualquer ruído gerado pela bike, esta Orbea Rallon conta com várias proteções para salvaguardar o quadro perante impactos e evitar os barulhos da corrente a saltar (está montada uma guia de corrente).

PUB
Giant TCR 2024

No interior do quadro, guias internas fixam os cabos com o objetivo de eliminar eventuais barulhos, sendo que os pontos de entrada e saída dos mesmos apresentam-se com tampões de silicone melhorados.

Novo compartimento LOCKR

Depois, outra grande novidade: o compartimento LOCKR no tubo diagonal, selado perante água e detritos, e com espaço para câmara de ar, “desmontas” e dois cartuchos de CO2, pelo menos. 

Podemos deixar a mochila em casa, até porque há mais surpresas. Algo diferente do habitual: junto ao pivô principal e ao eixo traseiro há ferramentas integradas e fixadas através de ímans. Chaves Allen de 3 a 6 mm e uma T25, além de outra câmara suplente e um kit tubeless.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Por outro lado, além dos rolamentos totalmente selados, a cinemática de todo o amortecimento foi completamente revista. Atrás, os 160 mm de curso prometem mais “agilidade a curvar e mais controlo e tração em terrenos difíceis”. À frente, uma Fox 38 pode fazer a diferença.

Em complemento, na conceção da Orbea Rallon 2022 houve preocupações com as forças “contrárias” que a travagem e o amortecimento podem gerar. O conceito Anti-Rise está presente para reduzir a influência da travagem no avanço da bike, ao passo que foram mantidas as características anti-squat da la 5ª geração da Rallon, para tornar a bicicleta mais rápida a sair das curvas ou dos obstáculos, explica o fabricante.

Personalização MyO

E eis que ficou para o fim, de certa forma, um dos maiores destaques na apresentação ao mundo da nova Orbea Rallon 2022: o sistema de personalização MyO, disponível no site oficial da marca há já algum tempo, abrange neste caso praticamente todas as versões e modelos da Rallon.

O que é possível escolher: além de até um milhão de personalizações ao nível do quadro e da pintura, por exemplo, cada um pode selecionar que rodas deseja instalar na sua Rallon, qual o grupo de transmissão, quais os tamanhos e medidas mais adequados.

Os preços vão variando em função das nossas escolhas, naturalmente, sendo que esta nova Orbea Rallon andará assim entre os 4.299 e os 8.999 euros. Isto também porque as várias opções dividem-se nos modelos M10, M20, M-Team e MLTD.

Visita o site oficial da Orbea, está lá tudo sobre esta nova “bomba” de enduro da marca, que estamos ansiosos por experimentar! Mas ainda antes vamos trazer-te mais um teste e um belo vídeo de outra bike de montanha da marca, fica atento. Andamos a puxar bem por ela!

PUB
Specialized Levo

Mais info:

Os modelos:

Orbea Rallon M Team

Imagens de ação da Orbea Rallon 2022:

Também vais gostar destes!