Design e engenharia de quadro (em carbono) bem aprumados, pequeno ecrã LED integrado no top tube, um cockpit pronto para os estradões mais rápidos… Vê-se bem pelas imagens e pelo vídeo que a nova Ghost Path Asket 2023 é um gravel elétrica bem concebida.

PUB
Beeq

Há uma nova geometria aplicada nesta novidade elétrica do catálogo de gravel da marca alemã, e refere a marca que o objetivo foi dotar o ciclista da posição ideal para enfrentar asfalto, terra batida e até trilhos “ligeiros”, dizem.

Quando é preciso, entra em ação a motorização, a cargo do sistema Fazua Ride 60, com 60 Nm, apoiado pela bateria Fazua Energy Fix de 430 Wh. Os comandos estão bem “ocultos” no guiador, perfeitamente integrados com as fitas, e a unidade de controlo no top tube de que já falámos antes permite ligar a bicicleta, verificar o estado da bateria, alternar entre os vários modos de assistência disponíveis.

Mais abaixo, rodas e pneus à imagem do que vemos em bicicleta de BTT, sendo que a versão Advanced da Ghost Path Asket conta com algo bastante importante à frente: a suspensão frontal RockShox Rudy Base com 40 mm de curso.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Ora, esta mesma versão está equipada com um sistema de transmissão GRX da Shimano, neste caso com o desviador RD-RX812 de 11x. Com cassete Shimano XT CS-M8000 11-42t e pedaleiro monoprato 42t.

Além disso, rodas WTB ST i25, pneus Maxxis Ravager Exo TR 40-622 e travões Shimano GRX BR-RX810 com discos de 160 mm à frente e atrás. mas há outra versão da Ghost Path Asket, que é a versão Pro.

PUB
Specialized Levo

E esta destaca-se pela transmissão eletrónica de 12x. É um conjunto Sram com um interessante mix de componentes. O desviador é o eletrónico SRAM GX Eagle AXS de 12x, enquanto o manípulo é o Rival eTap AXS, também, naturalmente. Com cassete Sram XG 1295 10-52t. tal como numa BTT com este nível de transmissão.

Transmissão bastante diferente da opção instalada na versão Advanced. Contudo, o pedaleiro monoprato 42t é o mesmo, sendo que grande parte dos periféricos é também transversal a ambas as bicicletas.

Diferentes são também os travões Sram Rival com discos de 160 mm e as rodas e os pneus selecionados para esta Pro, que são as DT Swiss G540 de 24 mm e os WTB Ranger 2.0 TCS. Listas de especificações completas no site da Ghost, link abaixo.

Mais info:

Também vais querer ler…

Especial: o Skoda Titan Desert 2022 com a Ghost Lector FS Universal

‘Breaking the Tape’, um olhar sobre a época da equipa GHOST Factory Racing [com vídeo]

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Também vais gostar destes!