A Ducati tem motos de estrada/pista brutais, ainda que mais recentemente tenha surpreendido com alguns modelos mais off-road… Mas, falando de bicicletas (elétricas), podemos afirmar que a esta Ducati Futa acaba por ser uma Ducati “à moda antiga”: um modelo com a mais pura essência “ducatista” e pensado para proporcionar o mais eficaz rendimento em asfalto.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Trata-se de uma bicicleta elétrica de estrada fabricada pela marca italiana Thok. Contudo, desta vez, é comercializada apenas como Ducati, enquanto as e-BTT que conhecemos da marca podem ser encontradas nos catálogos de ambos os fabricantes, na verdade.

A gama Ducati Futa divide-se assim em dois modelos, a Futa e a Futa LTD), que apresentam a mesma base de elevados grau de exclusividade.

Ducati Futa: fibra de carbono e motor FSA

O quadro é fabricado em fibra de carbono UD e apresenta um design com tendência aero, embora as linhas apontam mais num sentido de uso tipo performance. O triângulo posterior compacto (escoras de 419 mm no tamanho 55) liga ao espigão de selim a uma altura correta, com escoras que permitem flexibilidade para filtrar vibrações, refere a marca.

PUB
Orbea Genius Dealers

A curta distância entre eixos (1.002 mm no tamanho 55) não deixa adivinhar que se trata de um e-road. Além disso, a integração da bateria é total, apesar do tubo diagonal se mostrar muito estilizado. A bateria é uma FSA com 250 Wh de capacidade que se pode ver complementada com um range extender de 250 Wh.

A motorização fica a cargo da marca FSA, com um motor integrado na roda traseira (250 W de potência nominal e 42 Nm), o que lhe dá linhas muito fluídas. Este tipo de motorização permite que o eixo do pedaleiro fique totalmente liberto de qualquer interação, o que faz com que o seu funcionamento seja igual ao de uma bicicleta sem motor, à partida.

Ducati Futa e Futa Limited

A Futa surge em duas versões, por assim dizer. A Futa “normal” tem instalado um grupo de transmissão eletrónico FSA K-Force WE, talvez o elemento em maior destaque e que melhor “alinha” com o motor.

PUB
Orbea Genius Dealers

Ducati Futa

Este está rodeado de componentes à altura, também, tal como o set de rodas Vision SC30 AGX em fibra de carbono com pneus Pirelli Cinturato Velo TLR (700 x 35C), o selim Selle Italia SLR Boost Mag eo guiador Vision HB Trimax Carbon. A Ducati Futa custa 7.690 euros.

Ducati Futa

Por sua vez, a Ducati Futa Limited eleva o nível de componentes a um grau de exclusividade ainda mais alto: transmissão eletrónica Campagnolo Super Record EPS com elementos em fibra de carbono, algo que dá a esta Futa Ltd. um look ainda mais racing.

Ducati Futa Limited

Outros componentes presentes neste versão são as rodas Vision Metron 40SL em carbono, o guiador Vision Metron Carbon com avanço integrado e o selim Selle Italia Boost com estrutura em carbono. O preço, neste caso, sobe até aos 11.990 euros.

Ducati Futa Limited

Mais info:

PUB
Prototype

Também vais gostar destes!