Não podemos negar que a marca sempre acreditou forte na combinação das rodas de 27,5” e 29” (Mullet), até porque no downhill, com o modelo Meta V4, são já mais de três anos a confiar neste formato. Agora chegou a vez da nova Commençal Meta SX, uma “maravilha” destinada ao enduro.

PUB
Garmin

Pelas palavras da própria marca, “equipar esta Commençal Meta SX com rodas diferenciadas 29”/27,5” não é apenas o seguir de uma tendência: é a forma de a bike apresentar uma tração muito mais equilibrada á frente e atrás. A roda maior à frente dá mais confiança ao rider e capacidade de descida, enquanto a roda traseira de 27,5” acrescenta uma resposta mais eficaz em qualquer situação, explicam.

Quadros em alumínio

A aposta da marca para os quadros das bikes de enduro e downhill continua a ser no alumínio, até porque a Commençal tem provas dadas a todos os níveis neste segmento e na construção baseada neste metal mais robusto, diga-se assim.

Nesse sentido, a Commençal Meta SX conta com todo um sistema de cablagem interna e com um vísivel conceito de soldadura polida nas uniões do quadro de alumínio, que dá um look e acabamento mais clean à bicicleta.

A geometria deste modelo foi otimizada para que o rider fique centrado em relação ao quadro e à bike, com escoras até 10 mm mais largas e um reach mais curto. A direção apresenta 64 graus de manuseamento (63,5 graus nos tamanhos maiores).

PUB
Pirelli

O sistema de amortecimento traseiro também foi reformulado (160 mm), com rolamentos duplos Enduro (mais rigidez no triângulo traseiro, diz a marca) e um flip chip que permite ajustes à geometria: ângulo de direção, do selim e altura do eixo pedaleiro.

Commençal Meta SX: 7 versões

São sete os modelos disponíveis (o quadro vende-se à parte, também), numa extensa gama em que se destaca a qualidade/preço, pelo que indica a marca. Algo facilitado pelo facto de os quadros serem de alumínio e a comercialização ser feita online.

Neste momento encontramos à venda apenas duas versões, as mais baratas, sendo que as restantes chegam no início do próximo ano.

Commençal Meta SX Öhlins Edition

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Na oferta desta linha destacam-se os componentes que integram os modelos topo de gama. A Meta SX Signature incorpora um conjunto de suspensões Fox Factory, transmissão Shimano XT 12x, rodasDT Swiss EX511…

Por seu turno, a Meta SX Öhlins Edition inclui material de suspensão deste fabricante sueco, como é exemplo o amortecedor TTX22M e a suspensão frontal RXF 38M 2, ambos os componentes com 170 mm de curso.

Mais info:

Fotos:

  • Commençal

Também vais gostar destes!