Há muito tempo que a Strive anda “por aí”… Diz a Canyon que tal acontece deste que o jovem piloto Fabien Barel “chegou à vitória na EWS Finale Ligure, em 2014”. Foi com a Strive, que entretanto foi revista em 2019 para que se destinasse não só a enduro como também a um pouco de trail. Agora, há novidades; ou melhor, chegou a nova Canyon Strive CFR 2022.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

E isto significa, aparentemente, que a marca alemã aponta esta bicicleta apenas e só ao enduro, tornando-a “mais rápida”, dizem. Com o feedback da equipa CLLCTV Enduro, os designers e engenheiros da Canyon renovaram a Strive CFR “com o foco na velocidade e com um design atualizado que consegue ainda mais desempenho graças à tecnologia de mudança de geometria Shapeshifter”.

Há ajuste na zona da direção (já lá vamos), mas é o Shapeshifter 2.0 e a versatilidade que traz que está em destaque. Aliás, a Canyon refere até que deixou o Shapeshifter inalterado; a cinemática que o desbloqueia é que evoluiu.

Com este sistema, a geometria da Strive pode ser alterada ligeiramente em movimento com a ajuda de um flip chip. O modo Pedal é o mais “normal”, digamos assim, sendo que depois podemos mudar para o modo Shred sempre que necessário. Aqui, o Shapeshifter ajusta os ângulos de direção e selim da bicicleta em 1,5 graus e a altura do movimento pedaleiro em 15 mm, explica a Canyon.

PUB
Specialized Levo

Com 160 mm de curso traseiro, a nova Canyon Strive CFR 2022 foi concebida com o feedback do pilotos e mecânicos da equipa CLLCTV. Estas modificações implementadas dão à bicicleta “um ângulo de direção mais relaxado, mais altura na posição e no movimento pedaleiro, bem como uma condução mais suave e tranquila”, dizem.

O reach está mais longo, com ângulo de direção de 63 graus, distância entre eixos maior e mais rigidez. Aliás, a sigla CFR vem de Canyon Factory Racing e rigidez precisa-se para o tipo de utilização a dar a esta bike em trilhos de enduro.

Os perfis de tubo  aumentam a rigidez no triângulo frontal, há projeção de uma maior durabilidade em pontos críticos no quadro, que tem classificação na categoria 4. Mesmo depois de reforçar o quadro, este pesa 2.700 gramas (já com o Shapeshifter incluído). “Apenas 100 gramas mais do que a Spectral 29 2022”.

PUB
Giant TCR 2024

Há duas bicicletas nesta nova gama Canyon Strive CFR: a CFR “normal” e a CFR Underdog, ambas acima dos 5.000 euros. A primeira custa 5.149 euros e a segunda 6.499 euros. A Underdog, ainda assim, conta com suspensão frontal Fox 38 Performance Elite Grip2 com 170 mm de cursos e barras de 38 mm.

Os travões são Shimano XT e rodas umas DT Swiss. Já a CFR apresenta-se com amortecimento Fox Factory e componentes Shimano XTR, entre muitos outros componentes de topo. Está tudo no site da marca, link mais abaixo:

Canyon Strive CFR Underdog – 5.149 euros

Canyon Strive CFR – 6.499 euros

Mais info:


Imagens: Boris Beyer

PUB
Giant TCR 2024

Também vais gostar destes!