O belga Tim Merlier é o primeiro líder da Volta à Polónia, após ter vencido ao sprint a primeira etapa da prova, marcada por uma tempestade que dividiu o pelotão, e conquistou ainda a sua primeira vitória com a camisola da sua equipa – as demais foram com o jersey de campeão da Bélgica…

PUB
Garmin

O velocista da Soudal-Quick Step, de 30 anos, impôs-se ao neerlandês Olav Kooij (Jumbo-Visma) no final dos 183,7 quilómetros com início e final em Poznan, com o colombiano Fernando Gaviria (Movistar) a ser terceiro. Seguiram-se o irlandês Sam Bennett (BORA-hansgrohe) e o alemão Max Walscheid (Cofidis).

Na geral, Merlier, que somou a sétima vitória da temporada, lidera com quatro segundos de vantagem sobre Kooij e seis sobre Gaviria, com os restantes corredores a 10 segundos.

A tempestade – chuvas e ventos fortes – que se abateu sobre o pelotão nos derradeiros quilómetros levou a que a etapa fosse discutida por um grupo reduzido, situação agravada por uma queda na parte final.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

No entanto, todos os ciclistas foram creditados com o mesmo tempo do vencedor, incluindo os portugueses João Almeida (UAE Emirates), vencedor desta prova em 2021, e Ruben Guerreiro (Movistar), e ocupam, respetivamente, a 110.ª e a 146.ª posições da geral.

Hoje, domingo, a segunda etapa, uma ligação de 202,9 quilómetros entre Leszno e Karpacz, pode fazer as primeiras diferenças na geral, com chegada em alto.

Lê também:

Evenepoel faz ‘tri’ na Clássica de San Sebastian

PUB
Specialized Levo

Imagens: Soudal-Quick Step Twitter

Também vais gostar destes!

Fulcrum 20 Anos
Notícias

Os 20 anos da Fulcrum!

A Fulcrum celebra 20 anos de 'inovação no ciclismo', com rodas icónicas como as Racing Zero e muitas novidades para bicicletas de estrada, ...