Na primeira temporada na Visma Lease a Bike, Matteo Jorgenson cumpriu a preceito. Proveniente da Movistar no final de 2023, onde tinha dado nas vistas, o norte-americano conquistou uma grande corrida por etapas logo na época de estreia pela equipa neerlandesa, a Paris-Nice.

PUB
Cube Stereo ONE

Mas o longilíneo corredor (1,90 m), de 25 anos, venceu ainda a Através da Flandres (no dia em que o companheiro de equipa e líder nessa prova, Wout van Aert, caiu com gravidade), e foi 2º classificado da geral no Critério do Dauphiné.

PUB
Orbea Genius Dealers

Jorgenson impressionou e não pretende ficar por aqui. Agora quer brilhar em grandes Voltas, como líder da sua equipa…

“Este ano foi um sonho em muitos aspetos. O ponto alto do ano foi, sem dúvida, cruzar a meta em Nice. Foi uma vitória completamente inesperada e uma sensação que talvez nunca consiga superar. Só de pensar nisso ainda me faz sorrir”, recordou o americano.

As exibições Jorgenson convenceram os seus dirigentes e levou Richard Plugge a alinhá-lo na Volta a França para ajudar Jonas Vingegaard por um terceiro sucesso do dinamarquês na Grande Boucle. Embora o objetivo não tenha sido alcançado, Jorgenson terminou as três semanas de corrida no 8º lugar da geral, o seu primeiro top-10 numa grande Volta.

“Este ano percebi que o meu corpo pode ter um desempenho de alto nível durante três semanas. Era algo de que não tinha a certeza”, admitiu o jovem corredor, a quem não falta ambição para os próximos anos.

“Um dia espero disputar a classificação geral de uma grande Volta. Digo isto porque mudei um pouco a minha perspetiva este ano. Durante o Tour, não tive um único dia mau. Claro que houve momentos mais difíceis, mas nunca desisti. Principalmente na terceira semana, senti-me muito confortável. Por isso, um dia, quero experimentar. Quando, não sei, não tenho pressa.

Por enquanto, mal posso esperar para começar 2025. Temos trabalho a fazer”, afirmou Matteo Jorgenson.


Crédito da imagem: Visma Lease a Bike Twitter – https://www.teamvismaleaseabike.com/race-preview/news/realistic-jorgenson-aims-for-a-good-result-in-il-lombardia/

Também vais gostar destes!