Mathieu van der Poel conquistou o oitavo título mundial da carreira ao vencer o Campeonato do Mundo de gravel, em Leuven, na Bélgica, somando outra camisola arco-íris, em nova vertente, ao palmarés.

PUB
Giant TCR 2024

Van der Poel escapou ao último companheiro que tinha, o belga Florian Vermeersch, a 13 quilómetros da meta, no que foi o último de quatro ataques que demonstraram que não tinha competição – Vermeersch acabou em segundo, com outro belga, Quinten Hermans, no terceiro posto.

PUB
Giant TCR 2024

Campeão do Mundo de estrada em 2023, e terceiro há uma semana nesses Mundiais, Van der Poel junta este título a seis no ciclocrosse, além de ter também um título europeu no BTT.

“Era um dos meus grandes objetivos. Diverti-me muito nesta outra vertente, e estou muito feliz de acabar assim a temporada”, declarou Van der Poel.

PUB
Cube Stereo ONE

O gravel, uma vertente que combina estradas de asfalto e troços de terra batida, combinando elementos da estrada com outros próximos do ciclocrosse e BTT, tem crescido de popularidade, de tal forma que atrai até pilotos de outras ‘velocidades’ – o piloto de Fórmula 1 finlandês Valtteri Bottas (Sauber) alinhou na corrida para veteranos, por exemplo.

“É ótimo adicionar outra camisola arco-íris à minha coleção e numa disciplina diferente. Estou muito feliz. É ótimo terminar a temporada assim”, declarou Van der Poel, após a corrida.

“Quis tornar a corrida o mais difícil possível, porque sabia que poderia ser complicado para mim se chegássemos num grupo grande. Por isso, tentei levar os outros ao limite. Quando Florian Vermeersch atacou trabalhámos bem juntos. Quanto ao meu ataque no final, aproveitei a parte mais difícil do percurso”, explicou o neerlandês.

“O gravel está a tornar-se extremamente popular e eu próprio pratico bastante esta disciplina, que é muito divertida”, concluiu Van der Poel.

PUB
Cube Stereo ONE

Crédito da imagem: UCI Twitter – https://x.com/UCI_cycling/status/1842941199076003959/photo/4

Também vais gostar destes!