Joana Monteiro havia fechado as contas da Taça de Portugal no sábado, mas em elite masculina ainda estava por decidir o vencedor. Em Ansião, Mário Costa tinha uma vantagem de 50 pontos sobre Márcio Barbosa, com uma vitória a dar 60. O ciclista da Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde não quis andar a fazer contas e venceu a última corrida da competição.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Mário Costa mostrou toda a sua superioridade, cortando a meta com 43 segundos de vantagem sobre Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) – que venceu no sábado, em Abrantes – e com 53 segundos sobre o companheiro de equipa Vítor Santos.

Márcio Barbosa ficou longe da discussão da corrida e da Taça de Portugal. O ciclista da ABTF Betão-Feirense foi apenas sexto, a 2:34 minutos do vencedor.

Mário Costa conquistou assim mais uma Taça de Portugal, ele que é o campeão nacional de ciclocrosse. Terminou com 260 pontos, sendo que nas cinco provas, ganhou três e foi segundo em duas.

Com boas prestações na dupla jornada deste fim de semana, Roberto Ferreira subiu ao segundo lugar, com 170 pontos, seguindo-se Márcio Barbosa com 168.

PUB
Giant TCR 2024

Em elite feminina, Joana Monteiro fez o pleno. Já com a Taça de Portugal garantida, venceu novamente, fazendo cinco em cinco. A corredora da Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde deixou mais uma vez a concorrência longe, dominando por completo todas as corridas.

Desta feita, a companheira de equipa Catarina Lopes foi segunda a 4:01 minutos e Jéssica Costa (Guilhabreu BTT) fechou o pódio, a 5:16.

Nas contas finais da Taça de Portugal, Joana Monteiro somou 300 pontos, com Marta Branco a conseguir 165 e Catarina Lopes 145. Todas as atletas são da Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde.

PUB
Cube Stereo ONE

Nos restantes escalões, os vencedores das corridas em Abrantes são também os vencedores da Taça de Portugal. A única exceção foi nas masters 40, com Irina Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) a ganhar em Ansião, mas a geral foi para Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech).

O ciclocrosse regressa a 15 de janeiro com o Campeonato Nacional, em Vouzela.

Vencedores da Taça de Portugal 2022

  • Elite: Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde)
  • Sub-23: João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde)
  • Juniores: Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) e Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis)
  • Cadetes: Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) e Margarida Vasconcelos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde)
  • Masters 30: Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Ana Barata
  • Masters 40: Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech)
  • Masters 50: António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Natália Mendes (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás)
  • Masters 60: Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel)

Também vais querer ler…

Joana Monteiro conquista Taça de Portugal de ciclocrosse

Fotografias: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!