Foi um início fenomenal da seleção nacional de pista nos Europeus que começaram esta quarta-feira no velódromo de Grenchen, na Suíça. Duas provas, duas medalhas. Maria Martins sagrou-se campeã em scratch, com Rui Oliveira a conquistar a medalha de prata na eliminação.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

“É uma sensação indescritível”, disse Maria Martins, após conquistar pela primeira vez o ouro nos Europeus de elite. “Eu e a corredora espanhola saímos a mais ou menos 10 voltas do final e quando percebi que as voltas passavam e nós continuávamos a ganhar espaço, percebi que poderia lutar pela vitória”, contou, citada pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

“Senti-me bem e guardei as minhas forças para o final. É muito especial vestir esta camisola na categoria elite e estou muito feliz com esta vitória. Foi um dia perfeito”, salientou.

Após uma primeira metade da corrida relativamente calma, foi a 20 voltas do fim que começaram os primeiros ataques, com Maria Martins a manter-se atenta. Quando faltavam 10 voltas, a espanhola Eukene Larrarte lançou-se na frente e Maria Martins viu a oportunidade de ficar na frente. Leitura tática perfeita.

PUB
Giant TCR 2024

O grupo principal não se organizou na perseguição e as duas corredoras ganharam distância, acabando por discutir o título europeu. A polaca Daria Pikulik fechou o pódio.

“Sabíamos que o lote de atletas na prova de scratch era muito forte e que a Maria tinha de estar muito atenta. Conseguiu aproveitar de forma exímia um contexto de corrida que tínhamos preparado muito bem e está de parabéns. Foi excelente”, referiu o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

Depois da festa de Maria Martins, seguiu-se Rui Oliveira, na prova de eliminação. O ciclista português procurou manter-se sempre bem posicionado, longe de eventuais surpresas, mas quando restavam apenas sete atletas, a prova tornou-se cada vez mais complicada.

PUB
Specialized Levo

Qualquer erro de colocação e era o adeus à prova. Foi o que aconteceu ao favorito Elia Viviani, que terminaria na quinta posição. Quando já só estavam em pista os três ciclistas que ficariam com as medalhas, Rui Oliveira atacou, com o alemão Tim Torn Teutenberg a seguiu o português. Este foi o primeiro a lançar o sprint final, mas Teutenberg foi mais forte. O neerlandês Philip Heijnen completou o pódio.

“O facto de a Maria ter sido campeã ajudou a deixar-me mais tranquilo para a corrida de eliminação. Geri bem toda a corrida e depois de ter conseguido eliminar alguns dos corredores mais fortes achei que teria uma grande hipótese de poder vencer a prova”, explicou o ciclista.

“No entanto, na fase final da corrida em que já só estava o corredor alemão, baixei demasiado a velocidade e quando arranquei para o sprint não consegui acelerar tanto quanto queria. Já conquistei medalhas de bronze e prata nesta disciplina e vinha à procura do ouro. Porém foi um resultado muito bom e estou muito feliz”, afirmou.

O selecionador nacional não escondeu o “orgulho enorme” pelas duas medalhas conquistadas. Sobre a prova de Rui Oliveira disse: “O Rui também esteve muito bem, quase conseguiu o primeiro lugar, mas o alemão foi mais rápido no final. É um segundo lugar conseguido com muito mérito e estou muito satisfeito com o resultado.”

Programa dos ciclistas portugueses

Quinta-feira (dia 9)

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime
  • Rodrigo Caixas (1 km contrarrelógio) qualificação: 12h03; caso se qualifique para a final: 19h00
  • Diogo Narciso (Pontos): 17h16
  • Maria Martins (Eliminação): 18h24

Sexta-feira (dia 10)

  • Rodrigo Caixas (Perseguição individual, qualificação): 13h01; caso de qualifique, final: 18h37
  • Iúri Leitão (Scratch) qualificação: 16h00; caso se qualifique para a final: 21h00
  • Maria Martins (omnium): scratch às 12h18; corrida-tempo às 14h43, eliminação às 17h24 e corrida por pontos às 18h45

Sábado (dia 11)

  • João Matias (omnium): scratch às 12h00; corrida-tempo às 13h19, eliminação às 17h08 e corrida por pontos às 18h30
  • Rui Oliveira e Iúri Leitão (Madison): 16h21

Também vais querer ler…

Europeus de pista: ambição portuguesa de olhos postos em medalhas e na qualificação olímpica

Fotografias: Roberto Bettini/SprintCyclingAgency/Facebook UEC-Union Européenne de Cyclisme

Fotografias Maria Martins, Rui Oliveira e Gabriel Mendes: SprintCyclingAgency/Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!