Ver e ser visto na estrada é essencial para nos protegermos dos outros utilizadores das vias, certo? Estar visível é um condição essencial para a segurança de qualquer ciclista e, para isso, as luzes são o nosso maior aliado. Neste caso, trazemos três opções diferentes de luzes de bicicleta da Trek.

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As luzes de bicicleta para circulação diurna da Trek “têm um padrão de intermitência, foco e alcance especificamente concebidos para que os outros te vejam a uma distância considerável”, explicou-nos recentemente a marca norte-americana.

Por sua vez, as luzes dianteiras (como o modelo Ion, por exemplo) não só têm o objetivo de nos tornar visíveis, como também o de iluminar a estrada ou o trilho por onde circulamos. Porque, evidentemente, se uma luz nos pode tornar visíveis, também nos pode mostrar o caminho e prevenir a passagem em buracos e outros obstáculos.

As sugestões da marca passam por três modelos que se destacam no seu site oficial. É claro que existem outras opções, deste e de outros fabricantes, que podem satisfazer melhor as tuas necessidades, mas estas três unidades que podem ser boas opções.

Luzes de bicicletas Trek Ion Pro RT (139 euros)

Esta luz recarregável via USB oferece nada menos do que cinco modos para circular tanto de dia como de noite. “O design compacto e o suporte rígido ajustável permitem fixá-la de forma segura ao guiador de qualquer bicicleta”, afirma a Trek.

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A luz Ion Pro RT emite um feixe de luz a partir de um LED Cree de 1.300 lúmens. Neste modo de iluminação, a Trek garante uma autonomia de até 1,5 horas. Nos outros modos de iluminação (menos potentes), a autonomia, logicamente, aumenta.

A marca assegura que, durante o dia e com o padrão de funcionamento intermitente, somos visíveis a uma distância de até 2 km. A unidade dispõe de um botão que, para acionar a luz, deve ser pressionado duas vezes, evitando assim que a luz seja ligada acidentalmente durante o transporte, o que consumiria mais bateria.

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Além disso, através do protocolo ANT+ é possível controlá-la a partir de um dispositivo compatível, assegurando que está sempre ligada e fornecendo informações sobre a bateria remanescente, além de poder ser controlada remotamente. Com índice de impermeabilidade IPX4, ligação Bluetooth e tempo total de recarga de sete horas.

Trek Flare RT (59 euros)

A luz traseira Trek Flare RT “é uma luz recarregável brilhante que pode ser vista a uma distância de até dois km”, diz a Trek. Além disso, tem um sensor de luz integrado, o que faz com que o brilho se ajuste automaticamente em função da luz ambiente.

Essa visibilidade de até 2 km ocorre com o modo mais potente de 90 lúmenes e em intermitência. Nestas circunstâncias, estima-se uma autonomia de seis horas. No modo de menor potência (5 lúmenes), a duração da bateria chega a 13,5 horas, diz a marca.

O tempo de recarga é de duas horas, com certificação IPX7 e, tal como a Ion Pro, com ligação ANT+.

Trek CarBack Radar (199 euros)

Esta luz oferece o mesmo que outras luzes da Trek: visibilidade a uma distância de 2 km. E nós podemos confirmar isso mesmo, porque já a testámos!

Luz traseira TREK CARBACK RADAR | Review em português
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No entanto, também integra um radar que deteta os carros que se aproximam pela retaguarda a uma distância de até 240 metros, emitindo alertas sonoros e visuais.

É possível emparelhá-la com as unidades GPS para obter mais informações diretamente na bicicleta. A Trek oferece também a sua própria app, a Trek Accessory, para que, a partir do nosso smartphone, possamos ver como o veículo se aproxima por trás e saber a que distância nos ultrapassou.

A luz tem as mesmas especificações da Flare RT, ou seja, uma visibilidade de até 2 km com o modo mais potente de 90 lúmenes e em intermitência (e uma autonomia de até seis horas).

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