Nono ‘monumento’! Tal como em 2024, Tadej Pogacar voou na Côte de La Redoute para vencer isolado a 111ª edição da Liège-Bastogne-Liège. O campeão do mundo rapidamente ampliou a vantagem, não deixando margem para dúvidas sobre quem era o o mais forte e o… vencedor. Esta é a terceira vitória do esloveno na La Doyenne. 

PUB
MMR (New) Kenta SL

Remco Evenepoel, mal posicionado no sopé da La Redoute, ficou fora do centro da corrida antes abdicar totalmente em La Rôche-aux-Faucons.   

Foi um pelotão de cerca de 80 ciclistas que se aproximou a toda a velocidade da célebre Côte de La Redoute, onde voltou a decidir-se a corrida. Este ano, Tadej Pogacar não esperou que todos os seus companheiros cedessem antes de atacar. Sentado, partiu para o ataque desde as primeiras rampas da subida e ninguém conseguiu acompanhá-lo. Aliás, parece que nem sequer tentaram…

Remco Evenepoel, mal posicionado, não foi o rival do esloveno que poderia esperar-se. Atrás do líder da UAE Emirates, formou-se o grupo, com Tom Pidcock, Ben Healy, Giulio Ciccone, Thibau Nys, Julian Alaphilippe. Evenepoel encontra-se num terceiro grupo, juntamente com Pello Bilbao e Neilson Powless.  

Healy e Pidcock tentam isolar-se, assim como Alaphilippe e Ciccone. O entendimento não é bom, tal como no grupo de Evenepoel. 

Assim, Pogacar aumenta a vantagem para 45 segundos a 25 quilómetros do fim e não demorou a ultrapassar um minuto. Atrás, a situação mantém-se: Tom Pidcock, Ben Healy, Giulio Ciccone e Julian Alaphilippe têm ainda uma vantagem de 20 segundos sobre o grande grupo, que inclui Remco Evenepoel, antes de Roche-aux-Faucons.  

Giulio Ciccone e Ben Healy aceleram no Roche-aux-Faucons, enquanto Remco Evenepoel pára! 

PUB
KTM Macina Kapoho Master

No topo da última subida, Ciccone e Healy estão a 1.30 minutos do campeão do mundo. O pelotão, liderado principalmente por Jayco-AlUla, de Michael Matthews, está a 20 segundos da dupla.  

Pogacar tem tempo para celebrar muito antes da meta: é o rei de Liège. A dupla Giulio Ciccone/Ben Healy resistiu ao pelotão, e foi o italiano a ficar em 2º lugar, batendo o irlandês ao sprint. Simone Velasco chegou para fechar o sprint pelo 4º lugar, na frente de Thibau Nys e Andrea Bagioli. 

Classificação

Crédito da imagem. UAE Emirates – https://x.com/TeamEmiratesUAE/status/1916502107730989539/photo/1

PUB
Cube Stereo ONE

Também vais gostar destes!