Remco Evenepoel regressou em grande à competição após mais de quatro meses de recuperação de uma lesão grave no ombro, devido a acidente em dezembro, ao vencer a clássica La Flèche Branbançonne, na Bélgica.

PUB
Specialized Epic 8

O corredor da Soudal Quick-Step impôs-se ao sprint ao compatriota belga Wout van Aert, da Visma Lease a Bike, num duelo entre os mais fortes da corrida. Mais uma vez contra as expectativas, à semelhança da Através da Flandres, Van Aert foi derrotado na batalha pelo triunfo por adversário teoricamente menos forte ao sprint (então pelo norte-americando Neilson Powless), e repetiu o segundo lugar daquela clássica.

Na terceira posição ficou António Morgado, que foi o mais rápido do grupo perseguidor de 30 unidades, que terminou a 27 segundos do vencedor. O jovem português da UAE Emirates voltou a conquistar um resultado de destaque numa clássica prestigiada, após o quinto lugar na Volta a Flandres na estreia, em 2024, e já este ano ter vencido a Figueira Champions Classic, em Portugal.

De resto, também Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) esteve em evidência na prova belga, ao integrar a fuga principal que resistiu durante bastantes quilómetros.

PUB
Fox Service

Na luta pela vitória, foi preciso esperar até aos últimos 60 quilómetros para ver os candidatos fazerem os seus movimentos. Wout van Aert é o primeiro a atacar, ao que Remco Evenepoel responde. Os dois isolam-se rapidamente, antes de serem alcançados por um surpreendente Joseph Blackmore (Israel-Premier Tech). Os três trabalharam bem juntos, a diferença aumentou e ultrapassou um minuto a 30 quilómetros do fim.

Atrás, Dylan Teuns (Cofidis), Alex Aranburu (Cofidis) e Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling) tentaram atacar, mas não conseguem escapar ao pelotão comandado pela Alpecin-Deceuninck, cuja perseguição faz baixar a diferença para o trio da frente para 30 segundos a 20 quilómetros da meta.

Van Aert vs. Evenepoel

Mas foi o mais perto que o grande grupo esteve dos homens do dia… Então, numa das derradeiras subidas, Remco Evenepoel acelera, Van Aert segue-o e livram-se do britânico Blackmore, que é alcançado pelo pelotão.

Após terem voltado a medir forças nas últimas dificuldades do percurso, sem efeito, os dois belgas chegaram juntos ao sprint final. Van Aert pareceu estar em boa posição para vencer, mas quando Evenepoel lançou o sprint, a 200 metros da meta, percebeu-se desde logo que o compatriota não o conseguiria ultrapassar!

PUB
Fox Service

António Morgado foi o mais rápido do grupo de 30 corredores que chegou a 27 segundos do duo.

Classificação

Crédito da imagem: DeBrabantsePijl Twitter – https://x.com/DeBrabantsePijl/status/1913249833420206582/photo/1

Também vais gostar destes!