A Ineos Grenadiers confirmou a contratação de Thymen Arensman, a transferência mais sonante no decurso da temporada, após a de Richard Carapaz, que deixa precisamente a equipa britânica para rumar à EF Education-EasyPost. O promissor neerlandês junta-se à Ineos proveniente da DSM, com um contrato de dois anos, a partir de 2023.

PUB
Pirelli

A transferência já tinha sido aventada desde o início do verão, mas foi formalmente anunciada esta quinta-feira, dez dias depois de Arensman vencer a etapa rainha na Volta a Espanha. O jovem de 22 anos terminou a Vuelta em sexto lugar da classificação geral, afirmando-se como voltista com potencial para visar as primeiras posições.

Foto Luc Claessen/Getty Images

“Thymen é um corredor muitíssimo empolgante e, como acabámos de assistir na Vuelta, junta-se a uma série de jovens para a ‘classificação geral’ que prometem ser a base do nosso desporto nos próximos anos”, disse o vice-diretor da Ineos Grenadiers, Rod Ellingworth.

“Arensman trará um estilo de corrida que se encaixa perfeitamente no que queremos para a nossa equipa, e já tendo experimentado o sucesso entre os melhores garante-nos que temos um corredor que adicionará qualidade significativa à Ineos no futuro”, acrescentou o mesmo responsável.

Arensman, que passou pela renomada equipa de desenvolvimento da SEG Racing, impressionou desde que se tornou profissional com a DSM a meio da temporada de 2020 e após o período conturbado da pandemia continuou este ano a afirmar-se.

Depois de terminar em sexto na Tirreno-Adriático e em terceiro no Tour dos Alpes, o neerlandês estreou-se no Giro de Itália e esteve perto da vitória numa etapa de montanha e no contrarrelógio final. Arensman prosseguiu a sua época com o segundo lugar na Volta à Polónia antes de participar na Vuelta, onde venceu na Sierra Nevada antes de fazer uma impressionante semana final, culminada com o sexto lugar, atrás de João Almeida.

“Uma das maiores razões para juntar-me a esta equipa é uma pergunta que os meus pais me fizeram: ‘Qual equipa admiravas quando eras criança e sonhavas representar? ‘A Ineos Grenadiers é a resposta”, disse Arensman.

“A Ineos detém o conhecimento, os recursos e as pessoas. A minha escolha foi feita com base nisso e parece ser o passo correto na minha carreira. Sinto que ainda posso dar passos nas disciplinas cruciais para apontar ao topo da classificação geral: contrarrelógio e subida… e não há lugar melhor para melhorar essas capacidades do que esta equipa”, concluiu Arensman.

PUB
Specialized Levo

O jovem neerlandês é a quarta contratação de Ineos para 2023, seguindo-se a Connor Swift da Arkéa-Samsic e aos jovens britânicos Leo Hayter e Josh Tarling.

A equipa perde Richard Carapaz para a EF Education-EasyPost, deixando uma lacuna de liderança em grandes voltas, que Arensman poderá preencher num futuro mais ou menos próximo. Andrey Amador segue Carapaz para a EF, enquanto o vencedor do Paris-Roubaix 2022, Dylan van Baarle, parte para a rival Jumbo-Visma, Eddie Dunbar muda-se para a BikeExchange-Jayco e Richie Porte termina a sua carreira.

Assim, Egan Bernal é o principal corredor da Ineos para as grandes voltas, mas é ainda incerto que o colombiano possa voltar ao seu melhor nível, após o grave acidente no início deste ano. Há ainda Geraint Thomas, que mostrou, com o pódio no recente Tour de França, que ainda não está na fase descendente da carreira, e um grande ponto de interrogação chamado Adam Yates, que está sem contrato e no mercado.

Também vais querer ler…

Pavel Sivakov estreia-se na seleção francesa que terá Alaphilippe como líder nos Mundiais

Também vais gostar destes!