Numa prova com empedrado, terra batida e sobe e desce que chegue, Joaquim Silva foi à Clássica Viana do Castelo abrir a contagem da Efapel Cycling. O projeto que foi este ano para a estrada, liderado por José Azevedo, já teve presenças no pódio esta época, mas faltava a primeira vitória numa corrida.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Esta chegou por intermédio de um ciclista que reapareceu ao seu melhor na temporada passada, então na Tavfer-Measindot-Mortágua. A conquista do Grande Prémio Jornal de Notícias foi o ponto alto e levou Efapel Cycling a confiar-lhe um papel de liderança.

Joaquim Silva começa agora a corresponder com triunfos, ainda que já tenha somado alguns top 10 em 2022, não fosse ele um corredor que, quando em boa forma, é muito regular nos lugares de topo.

A corrida

Na segunda edição desta clássica, Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) e Nuno Meireles (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) foram os primeiros protagonistas de uma fuga que lhes valeu as classificações das metas volantes e da montanha, respetivamente.

No entanto, as passagens pela subida de Santa Luzia, por troços de empedrado e de terra batida, mudaram o filme da prova. Um grupo saiu do pelotão e tomou conta da liderança. Joaquim Silva fez-se valer da capacidade de ler bem a corrida e isolou-se.

Completou os 150,4 quilómetros em 3:49.13 horas, com César Fonte a cortar a meta a 14 segundos. Mais um bom resultado para a Kelly/Simoldes/UDO, que há uma semana celebrou a conquista da segunda Taça de Portugal consecutiva com Luís Gomes.

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

A fechar o pódio ficou o vencedor da edição passada. Aleksadr Grigorev (Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel) ficou a 23 segundos de Joaquim Silva, que também conquistou as classificações do empedrado e da terra batida. A “sua” Efapel Cycling foi a melhor equipa. O galego Manuel Rodríguez (Supermercados Froiz) foi o mais forte entre os sub-23 das equipas de clube.

De recordar que este ano disputa-se a Taça Nacional de Equipas. A Efapel Cycling subiu ao primeiro lugar, somando 285 pontos, com a Kelly/Simoldes/UDO em segundo (280) e a Glassdrive/Q8/Anicolor na terceira posição (275), após a Clássica de Viana do Castelo.

O pelotão de elite regressa à estrada entre 22 e 25 de abril para o Grande Prémio O Jogo, mas já esta semana (de 7 a 10), os mais novos vão ter a oportunidade de mostrarem o seu valor na Volta a Portugal do Futuro.

Classificação completa:

Também vais querer ler…

Efapel Cycling: o início do ambicioso projeto de José Azevedo

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Foto principal: João Fonseca Photographer/Arquivo

Também vais gostar destes!