Iúri Leitão surpreendeu o pelotão no último quilómetro do Troféu Palma e venceu a derradeira prova do Challenge de Maiorca, impondo-se a Stanislaw Aniolkowski (Cofidis) e Erlend Blikra (UNO-X Mobility).

PUB
Specialized Epic 8

O português da Caja Rural, campeão olímpico de madison, atacou após uma curva fechada e resistiu à perseguição do pelotão para conquistar a primeira vitória da temporada, a segundo de corredores lusos, após a de António Morgado (UAE Emirates) no GP de Castellón.

“Conhecíamos bem este circuito e sabíamos que esta última curva seria a chave para a vitória. Estava muito escorregadio, mas por vezes é preciso correr riscos. Dei tudo o que tinha para estar na segunda posição antes da última curva. Vi que era o mais rápido na curva e simplesmente tentei”, disse Iúri Leitão.

O corredor da Caja Rural admitiu que não planeava atacar: “Não sei quanto tempo durou até à meta, mas achei demasiado longo. Não era o plano atacar. Com todas as grandes equipas a tentarem chegar à frente, o plano era apenas tentar ficar numa boa posição para conseguir posição para o sprint. Quando vi que estava numa posição muito boa, achei que era uma boa oportunidade.
Por vezes é preciso correr riscos e hoje resultou muito bem. É muito bom começar a temporada com uma vitória, principalmente numa corrida deste nível”, explicou Iúri Leitão.

Tiago Santos da Sabgal-Anicolor foi o segundo melhor português na corrida espanhola, na 50ª posição, a 11 segundos de Iúri leitão.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

António Morgado foi 65º, a 15 segundos.

Classificação

Crédito da imagem: Challenge de Maiorca Twitter – https://x.com/ChallengeMca/status/1886061469189476408/photo/3

Também vais gostar destes!