Anthon Charmig venceu este sábado a 3.ª etapa do Tour de Omã no topo de Qurayyat (2,8 km a 6,5%). Irresistível nos últimos 500 metros, o norueguês da Uno-X Pro Cycling bateu o checo Jan Hirt (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) e o francês Élie Gesbert (Arkéa-Samsic), terceiro, a 2 segundos.
Com esta vitória, a primeira da carreira, Anthon Charmig assume a liderança da classificação geral, à frente de Hirt e Gesbert, por 4 e 8 segundos, respetivamente. Rui Costa (UAE Emirates) foi 5.º posicionado nesta jornada e ocupa agora a 4.º posição da geral, a 12 segundos de Charmig.
@AnthonCharmig @UnoXteam s'est imposé sur la 3e étape du #tourofoman à Qurayyat au sommet d'une montée de 2,8 km à 6,5 %. Il a devancé @HirtJan @IntermarcheWG et @ElieGesbert @Arkea_Samsic . #TOO #TOO2022 #cyclisme #cyklingdk #ciclismo #wielrennen pic.twitter.com/aRGgTl25WT
— Les Rois du Peloton (@LRoisDuPeloton) February 12, 2022
A quatro segundos do vencedor do dia chegou um quarteto composto por Fausto Masnada (Quick-Step Alpha Vinyl), Rui Costa (UAE Emirates), Rein Taaramäe (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) e Henri Vandenabeele (DSM).
Seis na fuga do dia
Kévin Van Melsen (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), Samuele Zoccarato (Bardiani-CSF-Faizanè), Louis Blouwe (Bingoal Pauwels Sauces WB), Peio Goikoetxea (Euskaltel-Euskadi), Angel Fuentes (Burgos BH) e Umberto Poli (Novo Nordisk) foram os seis corredores na fuga do dia, deixando o pelotão após apenas alguns quilómetros de corrida. Como nos dias anteriores, o pelotão deu aos fugitivos uma vantagem de 3 a 4 minutos, antes de as formações UAE Emirates e Quick-Step Alpha Vinyl se encarregarem de diminuir a diferença.
Foto Tour de Omã
No entanto, as estradas montanhosas desta etapa causam danos nos escapados e no pelotão. A 20 quilómetros do final, havia apenas um quarteto na liderança, com cerca de 1 minuto de vantagem, e este é alcançado a 13 km da meta. Foi, assim, um pelotão massivo que atacou a subida final de Qurayyat, com 2,8 quilómetros de extensão e com uma percentagem média de 6,5%.
Impressionante aceleração de Charmig
A Arkéa-Samsic de Elie Gesbert tomou as rédeas no sopé da subida, sucedendo-se vários ataques, incluindo o de Jan Hirt, que se destacou alguns metros e parecia a caminho da vitória. No entanto, a impressionante aceleração de Anthon Charmig, a 500 metros da linha de chegada, que primeiro supera Elie Gesbert e depois o próprio Hirt, permitiu-lhe conquistar o triunfo, à frente do checo e do francês. Uma vez que o anterior líder da classificação geral, Mark Cavendish (Quick-Step Alpha Vinyl), terminou naturalmente longe dos primeiros lugares, Charmig sucede-lhe.
Anthon Charmig wins stage three of the Tour of Oman. #TourofOman pic.twitter.com/i0L0BPesHB
— Sophie Smith (@SophieSmith86) February 12, 2022