Temos andado a experimentar este equipamento de ciclismo Helios que a Spiuk aponta aos dias mais quentes e desde já falamos de uma sensação de que a relação qualidade/preço é bastante equilibrada.

PUB
Cube Stereo ONE

Falamos do jersey Spiuk Helios Summum (74 euros) e dos calções Spiuk Helios (99 euros), peças de vestuário técnico na gama média-alta do catálogo da marca, sendo que esta prima neste material “pelo cuidado pela estética e pela qualidade de fabrico”. Vejamos se assim é.

Jersey Spiuk Helios Summum

Comecemos pelo jersey, então. Este modelo Helios parece-nos ter um tamanho ligeiramente diferente do habitual na Spiuk, pelo menos pela nossa experiência anterior com equipamentos da marca: é um pouco maior do que o habitual. Normalmente usamos um S e fica um pouco apertado, enquanto o S deste jersey é um pouco mais ‘solto’, algo que neste caso apreciamos.

As mangas cortadas a laser ajustam-se bem aos braços, mantendo-se no sítio, independentemente dos movimentos. Na parte de trás encontramos três bolsos abertos, mas que devido ao seu design tornam difícil que algo escape quando estamos a andar. No topo destes bolsos está uma faixa refletora.

PUB
Orbea Genius Dealers

O tecido é o habitual Spiuk Sensodryfresh e, após os percursos que fizemos em dias com temperaturas razoavelmente elevadas, notámos o desempenho esperado de um tecido com estas características: a sensação de estar molhado de suor é quase inexistente devido a uma absorção que parece fácil e rápida.

Embora seja algo que não salte tanto à vista, destacamos ainda a estética do jersey, muito na linha das criações gravel que misturam a elegância e a sobriedade com cores quentes. Esta camisola Helios ao vivo é muito mais apelativa, sendo que este modelo está disponível em cinco cores e seis tamanhos.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Calções Spiuk Helios

No mesmo sentido, os calções Helios são mais “sóbrios”, talvez por serem completamente pretos. Para os mais gravelers, existe também uma versão cargo, com bolsos laterais. No nosso caso, gostámos do conforto deste modelo. A cerneira (a Spiuk 600 Line) foi concebida para passeios até seis horas, o que é mais do que suficiente para a maioria dos ciclistas.

A banda elástica inferior nas pernas é vasta e destaca-se, dando a sensação de que vai ser uma zona que vai comprimir excessivamente, sobretudo quando a colocamos, pois temos alguma dificuldade (sobretudo se tivermos uma perna larga) no momento de vestir os calções.

No entanto, o conforto e o prazer da pressão destas bandas acabam por estar em bom plano: evitam que as pernas do calção subam a cada pedalada e oferecem uma boa compressão.

A ventilação deste peça está a cargo de uma espécie de malha na parte traseira, sendo que o tecido ErgodryFresh faz o resto. Podemos ler na informação fornecida pela Spiuk que é ideal para temperaturas a partir de 23 graus. Estes Helios só estão disponíveis em preto e em seis tamanhos.

Fizemos passeios de estrada e de gravel. A camisola ajusta-se muito bem ao corpo, sem compressão desnecessária. Os calções permitem fazer percursos razoavelmente longos e nota-se conforto dentro da média. Muitas vezes usámo-los em voltas com mais de quatro horas.

PUB
Orbea Genius Dealers

Acreditamos que ambas as peças podem perfeitamente ser usadas em voltas de BTT, mas, como acontece frequentemente com este tipo de vestuário, a sua “delicadeza” pode significar problemas no enfrentar de trilhos com muitos ramos ou silvas. Isto fará com se possam deteriorar prematuramente.

Mais info:

Neste teste:

  • Texto / Rider em ação: José Escotto
  • Fotos: Samuel Iglesias

Lê também:

Hands-on GoRide.pt: mousses tubeless Vittoria Air-Liner Light [com vídeos]

Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário.

Também vais gostar destes!