Foi um primeiro ano como diretor desportivo de sonho para Gustavo Veloso e para a Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados. A transição de ciclista para o carro de uma equipa foi plena de sucesso, com destaque para as vitórias de etapa na Volta a Portugal. A “parceria” vai continuar em 2023.

PUB
Nova Mondraker Arid

Gustavo Veloso, 42 anos, não teve dúvidas que estava na altura de se retirar como corredor em 2021. No início da temporada de 2022 era notório como estava entusiasmado pela nova função. E nem demorou a mostrar como os seus métodos, juntamente com os de Xavier Silva, estavam a ser muito eficazes. A Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados venceu logo a primeira corrida do ano, a Prova de Abertura Região de Aveiro, com Leangel Linarez.

Depois… camisola da montanha na Volta ao Algarve (João Matias), uma etapa na Volta ao Alentejo (Linarez), outra no Grande Prémio Douro Internacional (Bruno Silva), vitória no Grande Prémio de Mortágua – Pedro Silva (Ángel Sanchez) e duas etapas na Volta a Portugal (João Matias). A estas conquistas somam-se mais dez em classificações secundárias de várias corridas.

Ou seja, a Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados foi uma presença habitual nos pódios. Porém, vencer na Volta a Portugal teve um sabor especial, pois era um sonho de Pedro Silva, mentor da equipa, que morreu em 2021.

“Depois de um grande ano a título individual e coletivo, estou feliz por continuar na equipa. Estou agradecido à Leonor e ao Xavier Silva por confiarem em mim, no meu trabalho e por me abrirem a porta da sua casa como se fosse minha”, salientou Gustavo Veloso.

PUB
Pirelli

O diretor desportivo acrescentou: “Para mim o espírito de equipa é fundamental e aqui encontrei uma grande família desportiva!”

As mudanças na Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados foram sendo cada vez mais notórias a cada corrida que passou na última temporada. E os resultados acompanharam positivamente essas alterações. Mas Gustavo Veloso recusa ficar com todo o crédito.

“Agradeço a todos os atletas e staff, eles são a base e motor do projeto. Trabalharam duro e fizeram o meu trabalho mais fácil e eficiente. Aqueles que não continuarão dou o meu obrigado. Os que ficam, que o próximo ano seja a continuação de 2022. A todos o meu agradecimento por me ajudarem a ser melhor treinador e pessoa”, disse.

A equipa já está de olhos postos na próxima temporada: “Vamos para um 2023 com a mesma filosofia e objetivos, com vontade de trabalhar e continuar a evoluir dignificando os nossos patrocinadores. Que os nossos adeptos e o chefe Pedro Silva se sintam orgulhosos desta equipa”!

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Rafael Barbas é o reforço anunciado. Tem apenas 18 anos, é natural da Guarda e dá o salto para uma equipa Continental, tendo representado como júnior a equipa de Roriz (Landeiro-KTM-Matias & Araújo-Frulact).

“Neste que será o meu primeiro ano como profissional espero principalmente aprender muito com toda a equipa e crescer como atleta e pessoa. Os objetivos passam por isso mesmo, por aprender, evoluir e se possível ajudar os meus colegas naquilo que estiver ao meu alcance”, referiu o ciclista.

João Matias, Bruno Silva, António Barbio, Leangel Linarez, Gonçalo Carvalho, Gonçalo Amado, Ángel Sanchez, Rui Carvalho, Francisco Morais, Nicólas Saenz mantém-se na equipa.

A única saída é a de Pedro Pinto, que assinou pela Efapel Cycling.

Também vais querer ler…

Américo Silva é o novo diretor desportivo da Aviludo-Louletano-Loulé Concelho

Fotografias: João Fonseca Photographer/Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

PUB
Specialized Levo

Imagem Rafael Barbas: Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

Também vais gostar destes!