Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon) sagrou-se no sábado campeão nacional de fundo na categoria de sub-23, arrematando uma grande vitória a solo no traçado com mais de 140 kms, e sob calor intenso.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

O novo campeão nacional mostrou-se muito ativo na prova desde muito cedo, e integrou a frente da corrida num grupo de fugitivos com cerca de 50 kms percorridos. Neste grupo destacado constavam também João Macedo (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) e de Duarte Domingues (Glassdrive-Q8-Anicolor).

Com vários ataques e contra-ataques, o trio da frente tornou-se um grupo de 12 unidades quando ainda faltavam cerca de 40 kms para o final. João Macedo, descontente com a situação, volta a atacar, e então recebe resposta pronta de Gonçalo Tavares.

Gonçalo esperou pela parte mais dura do percurso e, a faltarem 35 kms para o fim da corrida, ataca sozinho e nunca mais é alcançado pelos demais concorrentes.

Com uma média de 38,7 km/hora e 3h38m37s de corrida, Gonçalo Tavares sagrou-se o novo campeão nacional de fundo. João Macedo, que se mostrou também muito ofensivo ao longo do traçado, termina a 2m05s, no segundo lugar. Alexandre Montez fecha o pódio a 2m48s.

PUB
Specialized Levo

Com apenas 18 anos, o novo campeão nacional de sub-23 termina emocionado e comenta no final da corrida: “depois de tantos segundos lugares, finalmente consegui a vitória. Estava muito calor, o percurso era duro, mas eu senti-me bem e não tinha qualquer tipo de pressão, daí que tenha arriscado tanto. No final fiquei muito feliz com esta vitória. Foram muitos kms sozinho, era só eu e eu, fazer foça e andar para a frente. Não havia mais nada. Só pensava no meu avô, que está no hospital. Esta vitória é para ele. Foi com a força dele que ganhei”.

Mais info:

Lê também:

Ivo Oliveira sagra-se campeão nacional de fundo

Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Também vais gostar destes!