O Giro de Itália 2022 tem a menor distância de contrarrelógios em sessenta anos da prova, apenas 26,3 km. O organizador da corrida, que vai decorrer entre 6 e 29 de maio, apresentou o percurso na íntegra esta quinta-feira, destacando seis etapas de alta montanha e um contrarrelógio final de apenas 17,1 km, que terminará na Arena, em Verona.

PUB
Orbea Genius Dealers

O outro contrarrelógio será ainda mais curto (9,2 km), logo à 2.ª etapa. “Os dois contrarrelógios terão um papel importante: o primeiro porque deve atribuir a maglia rosa, que se manterá no mesmo corpo por vários dias, enquanto o segundo pode ser decisivo para decidir o vencedor do Giro [terá uma subida], e definitivamente mudará a classificação geral”, disse o diretor da prova, Mauro Vegni.

A primeira ação nas estradas italianas deverá acontecer na Sicília, na etapa 4, com a chegada ao topo do Monte Etna. O cume do Blockhaus (etapa 9) fecha a primeira semana, enquanto a segunda semana contará com uma série de etapas montanhosas, incluindo finais para corredores atacantes em Jesi, Génova e Torino, antes de uma jornada montanhosa para Cogne (etapa 15).

A terceira semana começa com etapas consecutivas de montanha, incluindo o temível Mortirolo e Santa Cristina para Aprica (16), enquanto a chegada a Lavarone (17) apresenta a íngreme Salita del Menador.

Após etapa de média montanha em Friuli com finalização difícil em Castelmonte (etapa 19), o último fim de semana do Giro envolve a exigente passagem pelos Dolomitas, com Passo San Pellegrino, Passo Pordoi e Passo di Fedaia, antes do referido contrarrelógio final para Verona.

PUB
Giant TCR 2024

Embora as etapas de montanha mais duras estejam um pouco mais espaçadas do que nas edições anteriores, o percurso mantém-se altamente seletivo, com um total de 51.000 metros de desnível positivo acumulado, ao longo das três semanas.

“Este Giro foi desenvolvido para dar aos corredores a oportunidade de lutar pela ‘maglia rosa’ desde as primeiras etapas. Será um dos percursos mais difíceis dos últimos anos”, disse Vegni, que considerou as etapas 16 e 20 como ‘chave’.

Também vais gostar destes!