Já conhecíamos a Giant Revolt, é certo, mas agora há um upgrade nesta gama da marca, digamos assim: é a chegada da Giant Revolt X, uma nova bicicleta de gravel com suspensão à frente, com curso de 40 mm. É a primeira gravel deste fabricante a incluir amortecimento.

PUB
Pirelli

Mas há mais novidades, nomeadamente as rodas que vemos nesta nova bicicleta, bem como os pneus. São as rodas Giant CXR X1 e os pneus Giant Crosscut, tudo para gravel, naturalmente, e à venda em separado para instalação em bicicletas desta ou de outras marcas. Já lá vamos.

Primeiro, o que de melhor encontramos nestas novas gravel. E entre esses pontos temos de referir a suspensão frontal com 40 mm de curso, algo muito bem-vindo no gravel e cada vez mais utilizado nos modelos de 2023, e também o flip chip que a Giant faz questão de manter na Revolt.

Este elemento permite-nos fazer um ligeiro ajuste na geometria da bicicleta e também mudar o clearance para instalar pneus atrás (até 53 mm). Podemos assim alongar um pouco a distância entre eixos em função do nosso corpo, do estilo de condução e do terreno, à partida.

Na otmização da geometria nesta nova Giant Revolt X temos também um eixo de pedaleiro mais longe do solo, uma união do tubo diagonal mais baixa e tubos mais finos, em geral. Diz a marca que esta construção torna a bicicleta mais reativa.

PUB
Orbea Genius Dealers

Depois, outra vantagem pode ser o espigão de selim telescópico, algo que também vemos cada vez mais nas gravel, felizmente. Neste caso, com 25 mm de flexibilidade vertical e curso entre 75 e 100 mm no ajuste em altura.

As versões Advanced Pro, por exemplo, contam com o guiador Contact SL XR D-Fuse, que, em conjunto com a suspensão frontal, “ajudam a minimizar a fadiga das mãos e dos braços, absorvendo impactos e vibrações antes que estas cheguem ao corpo do ciclista”, explica a Giant.

Além disso estão presentes conjuntos de transmissão eletrónicos da Sram, travões também da marca norte-americana e as rodas Giant CXR X1 e pneus Giant Crosscut que são novidade e falamos mais à frente. Tudo depende da versão selecionada.

PUB
Giant TCR 2024

A gama Giant Revolt X 2023

Os preços surgem no site oficial da Giant, onde também estão as listas completas de equipamento e material das quatro versões da bicicleta:

  • Giant Revolt X Advanced Pro 0
  • Giant Revolt X Advanced Pro 1
  • Giant Revolt X Advanced Pro 2
  • Giant Revolt X 1

A primeira é a topo de gama, com alguns pontos diferentes face às restantes. Exemplo: as três últimas contam com a suspensão frontal RockShox Rudy XPLR de 40 mm, enquanto a Advanced Pro 0 tem também 40 mm, mas sob a forma de uma Fox 32 Float AX Performance Elite.

Nos pneis a mesma coisa: a topo de gama tem uns Maxxis Rambler 700x50c tubeless, ao passo que as outras contam com os Giant CrossCut Grip 1 de que falamos já a seguir, pois é uma novidade da marca para o gravel, também.

Nas rodas, é ao contrário: todas têm as novas Giant CXR X1 Carbon (outra novidade gravel do fabricante, mais informação a seguir neste artigo), mas a Giant Revolt X 1 apresenta-se com um par Giant XCT-1 Disc (alumínio).

Quanto a transmissão, as duas mais bem equipadas têm grupos eletrónicos da Sram, nomeadamente o conjunto AXS Eagle GX na Advanced Pro 1 e o X01 Eagle AXS no caso da Advanced Pro 0.

Rodas Giant CXR X1

São um modelo de gravel com 25 mm no interior e capazes de acolher pneus de 40 a 50 mm (até 2.3”). Diz a Giant que permitem andar com pressões mais baixas e que os aros hooklessa “aumentam a durabilidade e a absorção de impactos”.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Com um sistema que integra o núcleo e o eixo da roda, estas novas rodas em carbono apresentam perfil de 25,8 mm e tecnologia Dynamic Balanced Lacing para criar “a tensão perfeita nos raios Sapim Laser, para mais rigidez e travagem mais eficaz”, garantem.

São tubeless, compatíveis com discos Centerlock e com um peso de 1.430 gramas o par.

Pneus Giant Crosscut

Já os novos Giant Crosscut (Grip 1 ou Grip 2) confiam na tecnologia Kevlar X-Shield para reduzir a ocorrência de furos, diz a Giant. Os tacos laterais quadrados prometem mais tracção em curva e na lama, ao passo que a nova banda de rodagem Rough Gravel, ao centro, traz velocidade.

São pneus pensados para uma utilização em “10% de estrada e 90% de terra”, tubeless, na medida 700x45c. Toda a informação no site da Giant, link abaixo.

Mais info:

Também vais querer ler…

Teste GoRide.pt: Giant Revolt Advanced 2 2022 [com vídeos]

Imagens: Giant

Também vais gostar destes!