Mathieu van der Poel desferiu um ataque espetacular para a segunda vitória consecutiva na E3 Saxo Classic, impondo-se por mais de um minuto (1.06) sobre o segundo classificado, Mads Pedersen, após isolar-se a 40 quilómetros do final, distanciando o dinamarquês e o italiano Filippo Ganna, que foi terceiro, a a 2.05 minutos. 

PUB
Inscreve-te no AlgarveBC 2025

A pouco mais uma semana da Volta à Flandres, o neerlandês parece mais pronto do que nunca para se vingar de Tadej Pogacar (UAE Emirates) após a derrota em 2023. “Terei de estar em forma para o vencer”, admitiu. 

Van der Poel ainda esteve em posição atrasada nos primeiros quilómetros da corrida, após corte no pelotão. “No início, fui vítima de um incidente e algumas equipas acharam que era necessário tirar partido disso. Gostaria de agradecer a todos os meus colegas de equipa pelo excelente trabalho que fizeram em recolocar-me no pelotão. Fiquei muito motivado e senti-me um pouco obrigado a coroar esse trabalho”, explicou.  

Aos 80 quilómetros, Mads Pedersen atacou e só foi acompanhado por Van der Poel e Filippo Ganna. “Nos últimos anos, a dcorrida nunca foi decidida no Taaienberg, mas tivemos imediatamente uma boa diferença, com Ganna e o Pedersen impressionante. Soube imediatamente que iríamos longe com este grupo”, contou. 

Enfim, a 40 quilómetros da meta, na passagem pelas duras subidas Paterberg e Oude Kwaremont, icónicas desta prova (e da Volta à Flandres), Van der Poel lançou um ataque demolidor a que os adversários não conseguiram responder, partindo definitivamente para a vitória. 

 “Tinha então planeado fazer uma seleção no Oude Kwaremont, para não ir para meta com cinco adversários. Mas sei, pelo ano passado, o quão difícil é. O vento estava novamente contra no final. Foi um esforço muito longo, mas a recompensa é ótima. Estou muito feliz por ter ganho”, explica Van der Poel.  

Fazer o mesmo na ‘Ronde’? O corredor da Alpecin-Deceunick responde: “Tento estar sempre na melhor forma para a Volta à Flandres. Haverá um certo Tadej… Terei de estar na melhor forma para o vencer, mas hoje creio que fiz tudo bem. Agora temos de esperar até à próxima semana”, respondeu. A batalha está marcada para daqui a 9 dias… 

PUB
Specialized Epic 8

António Morgado (UAE Emirates), único português em prova, não a concluiu. 

Classificação 

Crédito da imagem: Televisiva Eurosport – https://x.com/laflammerouge16/status/1905658583179518344/photo/1 

Também vais gostar destes!