Foi um fim de semana de entrega de títulos nacionais no Velódromo de Sangalhos. Os gémeos Oliveira e Maria Martins mostraram porque já deram a Portugal tantas medalhas em grandes provas internacionais e dominaram os Campeonatos Nacionais de Pista.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

No sábado, Ivo e Rui (UAE Team Emirates) começaram por vencer no Madison. Somaram 51 pontos, mais 11 do que os conquistados por João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) e Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA). O pódio ficou completo com Diogo Narciso e Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), com 36 pontos.

Na prova de eliminação, Rui Oliveira foi superior, com Iúri Leitão a ser segundo e Ivo Oliveira, terceiro.

No domingo, Rui Oliveira continuou a senda vencedora ao sagrar-se campeão nacional de omnium.

Ivo Oliveira foi o primeiro a mostrar-se, sendo o mais forte no scratch. Mas depois o poderio do irmão foi evidente. Rui Oliveira ganhou na corrida tempo, na eliminação e na corrida por pontos.

PUB
Specialized Levo

Fechou o concurso com 157 pontos, seguindo-se o irmão com 139 e João Matias, com 130. O ciclista da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua bem tentou revalidar o título conquistado em 2022, mas Rui Oliveira não deu hipótese à concorrência.

Matias fechou também em terceiro no scratch, prova em que Iúri Leitão conseguiu garantir uma vitória, mostrando bem a camisola de campeão da Europa. Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) foi segundo.

Maria Martins chegou a Sangalhos como ciclista do World Tour, pois assinou recentemente com a Fenix-Deceuninck.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

A temporada começou na pista, com Maria Martins a vencer as provas de scratch e de eliminação – no sábado -, sendo, em ambas, acompanhada no pódio por Daniela Campos (Bizkaia-Durango) e Beatriz Roxo (UCI Cantabria Deport).

No domingo a história repetiu-se no omnium, com domínio total de Maria Martins, que ganhou todas as provas do concurso. Terminou com 165 pontos, num pódio completo por… Daniela Campos (Bizkaia-Durango) e Beatriz Roxo (UCI Cantabria Deport), que somaram 141 e 126 pontos, respetivamente.

Todas os resultados de elite e restantes categorias e também paraciclismo no link em baixo.

Também vais querer ler…

UAE Team Emirates: equipa de muitos líderes mas com um só patrão

Fotografias: Federação Portuguesa de Ciclismo

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Também vais gostar destes!