O Campeonato do Mundo de Estrada de 2022, que se realiza na Austrália, na cidade costeira de Wollogong, arranca este domingo com os contrarrelógios de elites, feminina e masculina.

PUB
Cube Stereo ONE

Mulheres e homens partilham o mesmo percurso de 34,2 quilómetros de extensão, traçado ao longo da costa do Oceano Pacífico, ​​com um desnível acumulado de 312 metros e com uma única subida, Monte Ousley (700 metros a 6,8%), ascendida duas vezes.

A competição feminina é a primeira a disputar-se, com início às 09.47 horas locais (00.47 h em Portugal Continental), enquanto os homens começam quatro horas mais tarde.

Portugal estará representado apenas na prova masculina, por João Almeida e Nélson Oliveira, que enfrentarão uma concorrência fortíssima liderada pelo bicampeão mundial da disciplina, Filippo Ganna, que tentará o terceiro título consecutivo.

No entanto, o italiano não será o único grande candidato à camisola do arco-íris do contrarrelógio. Imediatamente à sua frente rolará Remco Evenepoel, enormíssimo especialista no exercício e bastante motivado pela recente vitória na Volta a Espanha. O jovem belga carrega em si todas as esperanças do seu país nesta competição face à ausência de Wout Van Aert, que se concentrará exclusivamente na corrida de fundo, que Evenepoel também disputará, aprazada para o último dia dos campeonatos (dia 25).

Na sombra de Ganna e Evenepoel pedalarão os suíços Stefan Bissegger e Stefan Küng, campeão europeu e ‘vice’, respetivamente, em agosto passado, e numa segunda linha de favoritismo, o esloveno Tadej Pogacar, o belga Yves Lampaert, o dinamarquês Mikkel Bjerg ou ainda o britânico Ethan Hayter, o americano Magnus Sheffield ou o francês Rémi Cavagna.

O início da competição (saída do primeiro corredor) está previsto para as 13:40 horas locais (04:40 horas em Portugal Continental). João Almeida inicia a sua prova às 05:40 horas e Nélson Oliveira pelas 07:46 horas. Os principais candidatos arrancam nos seguintes horários: Stefan Bisseger (06:44:30 h), Stefan Kung (07:15.00h), Tadej Pogacar (07:16.30 h), Remco Evenepoel (07:18.00 h) e Filippo Ganna (07:19:30 h).

PUB
Giant TCR 2024

Foto principal: Facebook BelgianCyclingTeam

Também vais gostar destes!