A Giant redesenhou o sistema de suspensão total Maestro, ajustou a geometria desta sua icónica bicicleta de enduro e preparou-a para explorar ao máximo as combinações entre roda 29” e 27,5”. É a nova Giant Reign 2023!

PUB
Prototype

“Desenvolvida pelos riders profissionais patrocinados pela marca  e por técnicos da Giant Factory Off-Road Team, esta é a Giant Reign mais versátil de sempre”, atira o fabricante. E é a oitava geração de um modelo que chegou em 2005 às lojas pela primeira vez e hoje se apresenta com cinco versões e preços desde 3.549 euros.

Youn Deniaud e Mckay Vezina são os dois prós da Giant Factory Off-Road Team que participaram no desenvolvimento da bicicleta. Mas o que há de diferente? Primeiro, a otimização da geometria do quadro em alumínio. A ideia é ter um reach maior, entre outros ajustes, e a possibilidade de configurar a estrutura com base num flip chip simples de acionar.

Este flip chip tem três posições distintas e deixa-nos alterar a geometria da nova Giant Reign 2023 no momento. Depende do estilo de condução do rider e do terreno onde anda, diz a marca. Este sistema permite ajustes do bottom bracket em incrementos de 5 mm (35, 30 ou 25 mm) e altera o ângulo de direção entre 63,5, 63,9 ou 64,2 graus.  O tubo do selim também muda no ângulo: 78,3, 78,7 oo 70 graus.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Ora, a posição mais alta, por assim dizer, é adequada a terrenos de enduro mais técnicos, dizem; na posição mais baixa, o flip chip torna a bicicleta mais apta às descidas e às manobras a velocidades mais elevadas; e a posição intermédia é mais versátil, transforma a Reign numa all in one!

O quadro distingue-se também por vários pormenores interessantes, como podemos ver em detalhe no site oficial da marca, onde também encontramos as listas de especificações de todas as versões disponíveis na gama.

Um desses pormenores é a proteção do quadro no downtube, o compartimento de armazenamento neste mesmo tubo, e as portas para passagens dos cabos pelo interior do quadro (caixa de direção incluída).

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

O que também podemos comprovar no site da Giant é o facto de as versões Reign Advanced Pro e Reign “normal” permitirem substituir a roda de trás com 29” por uma de 27,5”.

Esta combinação Mullet está também disponível para a versão Reign SX, mais apontada ao downhill até, em opções que têm como objetivo complementar a versatilidade do flip chip e ajustar a geometria da bicicleta ao estilo de cada atleta.

Quanto ao sistema de suspensão total Maestro, nesta nova geração acrescenta 14 mm ao curso da antecessora. Tem 160 mm de curso. Há um novo “braço” oscilante de nome Advanced Forged Composite que torna o sistema mais rígido e flexível. À frente, os cursos das suspensões frontais andam nos 170 mm.

Na Giant Reign SX, contudo, os cursos são maiores: 165 mm atrás e suspensões frontais com 190 mm, num sistema de coroa dupla a fazer lembrar os modelos de downhill mais capazes.

As características estão todas detalhadas no site, como já referimos, mas destacamos as duas versões da Giant Reign Advanced Pro, a 1 e a 2. A primeira integra um amortecedor traseiro Fox Float X2 Performance Elite e uma suspensão frontal Fox 38 Performance Elite com 170 mm. Rodas Giant TRX 2 Carbon 29 e transmissão Sram GX Eagle.

Reign Supreme: The All-New Reign Advanced Pro 1 Product Feature | Giant Bicycles
PUB
Orbea Genius Dealers

Já a Giant Reign Advanced Pro 2 conta com um amortecedor RockShox Deluxe Select+ e com uma suspensão frontal RockShox ZEB Select de 170 mm também. Transmissão Shimano e selim Giant Romero SL, entre outros elementos.

Mais info:

Também vais gostar destes!