É a grande novidade no calendário português em 2023. É uma das corridas estreantes, mas a que se colocou para seduzir as equipas World Tour, juntando-se assim à Volta ao Algarve. E a Figueira Champions Classic terá seis equipas do principal escalão nos 190 quilómetros de prova, que se realiza este domingo.

PUB
Cube Stereo ONE

É uma clássica de classe 1 UCI, com a Figueira da Foz como palco, não só a pensar em ter os melhores corredores, mas também em proporcionar ao público um bom espetáculo de ciclismo. Isto porque os últimos 50 quilómetros serão disputados em circuito, ou seja, os adeptos podem ver mais vezes os corredores a passar. Para quem não puder assistir in loco, a prova terá transmissão no Eurosport.

A partida será às 9h45 na emblemática Torre do Relógio, com final previsto para cerca das 14h20. É nos 50 quilómetros para a meta que vão surgir então as principais dificuldades do dia, com as subidas do Parque Florestal (a 50,3 quilómetros da meta), Enforca Cães (a 36,4), Parque Florestal (a 20,2) e Enforca Cães (a 6,3). A corrida termina na terceira passagem pela meta.

As equipas

Soudal Quick-Step, EF Education-EasyPost, Trek-Segafredo, DSM, Alpecin-Deceuninck e a Intermarché-Circus-Wanty são as seis equipas World Tour confirmadas na Figueira Champions Classic. A última irá contar com Rui Costa, campeão do mundo de 2013 e que está a ter um início de temporada fantástico, já com vitórias num dos troféus do Challenge de Maiorca e na Volta à Comunidade Valenciana (última etapa e classificação geral).

PUB
Prototype

Do segundo escalão, ProTeam, estarão a nova Q36.5 Pro Cycling Team – projeto em que se envolveu Vincenzo Nibali após o final da carreira como ciclista – e as espanholas Euskaltel-Euskadi e Caja Rural-Seguros RGA. Para completar o pelotão, as nove formações Continentais portuguesas.

Entre os grandes nomes presentes, além de Rui Costa, a Figueira Champions Classic contará com os dois atuais campeões europeus: o de fundo, Fabio Jakobsen (Soudal Quick-Step) e o de contrarrelógio, Stefan Bissegger (EF Education-EasyPost). No entanto, só veremos o suíço com a sua camisola “europeia” na Volta ao Algarve, no contrarrelógio final de Lagoa.

De destacar também um dos fortes candidatos, principalmente se não houver um sprint a decidir o vencedor. Kasper Asgreen (também da Soudal Quick-Step) é um especialista em corridas de um dia e no seu currículo tem uma Volta a Flandres, um dos cinco monumentos do ciclismo.

Podes confirmar a lista de inscritos no link em baixo.

Também vais querer ler…

Figueira Champions Classic com mais estrelas do World Tour e com dorsal 1 a ser de um figueirense

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Fotografia: Cyclingmedia_agency/Facebook Intermarché-Circus-Wanty

Também vais gostar destes!