Depois de ter alcançado apenas uma vitória em 2024, Fabio Jakobsen não esteve melhor neste início de temporada em 2025, tendo abandonado nas últimas três provas, em que obteve um 5º lugar como melhor resultado.  

PUB
Nova Trek Top Fuel

Este abaixamento de forma tem, afinal, uma explicação: a sua equipa, a Picnic PostNL, acaba de anunciar que o velocista neerlandês vai ser submetido a intervenção cirúrgica esta quarta-feira, 2 de abril, para resolver um “problema de circulação sanguínea nas artérias ilíacas de ambas as pernas”.  

A data de regresso de Jakobsen não foi anunciada, mas dada a gravidade do quadro clínico, o resto da sua temporada de 2025 estará seriamente comprometido. 

Para o médico da equipa neerlandesa, Camiel Aldershof, o regresso do sprinter ao pelotão “pode demorar algum tempo, mas nunca antes de seis semanas”, e terá de “retomar os treinos gradualmente e sem atividade física intensa”.  

“O progresso de Jakobsen será monitorizado e avaliado, e o seu programa de treino será adaptado para que possa retomar o treino gradualmente”, informa o clínico. 

 Jakobsen pronunciou-se sobre a situação. “Treinei bem este inverno e entrei na temporada com confiança. Tive alguns resultados no top 10, no UAE Tour e na Paris-Nice, mas em momentos-chave e esforços de sprint de alta intensidade sofri. As minhas pernas simplesmente não estavam a funcionar como deveriam. É definitivamente um revés mental, mas agora que descobrimos a causa do problema, espero que a cirurgia possa repará-lo”, referiu o corredor  

“Por vezes, é preciso dar um passo atrás para poder dar dois passos em frente, e espero que seja isso que farei agora”, concluiu Jakobsen. 

PUB
Fox Service

Crédito da imagem Picnic PostNL Twitter – https://www.teampicnicpostnl.com/team/fabio-jakobsen/ 

Também vais gostar destes!