Se há ciclista que gosta da Volta ao Algarve é Fabio Jakobsen. Tem sido um sprinter ganhador, somando quatro vitórias, três das quais em Lagos. E, na primeira etapa da 49ª edição, o final é precisamente nessa cidade.

PUB
KTM Macina Lycan 571 Glorious

Este ano veste a camisola de campeão europeu e, como sempre, surgirá com a ambição de ser novamente o rei do sprint na Algarvia, somando em 2023 um triunfo, na segunda etapa da Volta a San Juan. “É um bom final para mim. Sei como ganhar em Lagos. Há sempre muita gente e é uma boa primeira etapa”, disse o neerlandês da Soudal Quick-Step ao GoRide.

Sobre a forma de abordar a fase final da etapa – que começará em Portimão e terá 200,2 quilómetros – Jakobsen realçou como na teoria é fácil falar, mas depois na corrida…

“Temos de estar numa boa posição e, claro, ter as pernas e uma boa equipa. Normalmente treinamos muito no Algarve no training camp, por isso, conheço bem a estrada e aquele final. É bom conhecer, mas antes da corrida é fácil dizer como se faz, mas depois, durante… vamos ver como será na quarta-feira”, referiu.

Jakobsen será um dos favoritos às vitórias tanto em Lagos, como em Tavira, na sexta-feira. Mas terá concorrência. A Algarvia há vários anos chama alguns dos melhores sprinters do mundo. Mark Cavendish, Marcel Kittel, André Greipel são três dos grandes nomes (no ativo ou já retirados) que por cá venceram.

PUB
Equipamentos GSG

O neerlandês é naturalmente mais uma dessas principais figuras do sprint e enfrentará adversários como Jordi Meeus (BORA-hansgrohe). Matteo Trentin (UAE Team Emirates), John Degenkolb (DSM) – já um vencedor de uma etapa na Volta ao Algarve -, Hugo Hofstetter (Arkéa Samsic) e Alexander Kristoff (Uno-X) também vão estar na disputa, tal como um português.

Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) tem mais uma oportunidade para se mostrar ao mais alto nível, sendo que também não se poderá afastar Rui Oliveira (UAE Team Emirates). Apesar de Trentin estar presente, caso haja possibilidade, o gaiense começou bem a temporada e anda com muita vontade de conquistar finalmente uma grande vitória na estrada.

Arnaud Démare (Groupama-FDJ) também estava previsto, mas o francês anunciou que está a recuperar da covid-19, pelo que adiou o seu início de temporada.

PUB
Titan Almeria 2025

Também vais querer ler…

Volta ao Algarve termina com contrarrelógio em Lagoa

Fotografias: João Fonseca Photographer/Figueira Champions Classic e Volta ao Algarve

Também vais gostar destes!