Remco Evenepoel inicia a temporada de 2022 na Volta à Comunidade Valenciana, que começa esta quarta-feira. Após o grave acidente no Giro da Lombardia de 2020, o jovem belga da Quick-Step Alpha Vinyl teve uma recuperação prolongada e demorou a atingir a melhor forma em 2021, incluindo uma estreia que não correu bem no Giro de Itália, onde participou sem sequer ter competido antes na temporada. Este ano, Evenepoel pretende entrar melhor na época de corridas e ter uma ascensão de forma consistente.

PUB
Garmin

“Tive um bom inverno, muito melhor do que no ano passado, quando só podia andar e nadar”, começou por dizer o jovem corredor, referindo-se aos percalços no processo de reabilitação da lesão na pélvis, sofrida na Lombardia.

Foto QuickStep

“Vencer é sempre importante para a equipa e para mim. Vou ver o que acontece [na Volta à Comunidade Valenciana]. Estou aqui com uma boa equipa, mas creio que não é muito importante vencer logo de entrada, mas sim seguir com os melhores e ter boas sensações”, disse Remco Evenepoel, na véspera da estreia em 2022.

“Depois de tanto tempo de treinos na pré-temporada, acabamos por ficar nervosos na iminência das primeiras corridas. Tentei aproveitar ao máximo o descanso antes da primeira prova, e mal posso esperar para começar”, assume.

Na Volta à Comunidade de Valenciana, Evenepoel estará entre os favoritos, em que se contam Enric Mas e Alejandro Valverde (Movistar), Jakob Fuglsang (Israel-Premier Tech), Pavel Sivakov e Tao Geoghegan Hart (Ineos Grenadiers) ou mesmo Vincenzo Nibali (Astana Qazaqstan Team).

“Será difícil terminar no topo logo no primeiro dia. Deve esperar-se que a Movistar e outros corredores estejam muito fortes. Só quero tentar dar o meu melhor e ver o que a corrida vai dar. Quero lutar pela vitória nas duas subidas [principais nas várias etapas], mas é sempre muito difícil antecipar cenários”, reconheceu Evenepoel.

“Não é o mesmo do que a Volta a San Juan [n.d.r. prova na Argentina que foi anulada e que o belga tinha planeado para estreia na temporada], é outro nível aqui. Não há contrarrelógio ou longas etapas planas. Não entrarei em pânico se não vencer”.

Além disso, um dos grandes objetivos de Evenepoel, e o maior entre provas por etapas, ainda vem longe, a Vuelta a Espanha. “A Comunidade Valenciana tem um perfil interessante para se preparar a Vuelta, e será útil para ganhar experiência. São quase as mesmas estradas, o mesmo tipo de subidas”, concluiu.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Foto principal Dario Belingheri/Getty Images

Também vais gostar destes!