Pode parecer loucura (e talvez seja!), mas o European Divide Trail é um percurso de bicicleta que liga a Noruega ao Cabo de São Vicente, cá em Portugal… E foi transformado numa grande aventura de bikepacking por Angus Young, que completou os 7.800 kms em tempo recorde…

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Vale muito a pena assistir ao vídeo de vinte minutos que encontras acima. Mais de trinta dias a pedalar pela Europa, locais que conhecemos bem cá de Portugal, bikepacking ao mais alto nível…

Angus Young é um ciclista de ultra-distâncias. Nascido em Inglaterra, é também professor de química. E isto fazia com que Angus tivesse apenas seis semanas (que correspondem à pausa letiva do verão) para concluir o desafio “lançado” pelo European Divide Trail…

O percurso é conhecido pela dificuldade de pedalar 7.800 kms… Isto por estradas, estradões, trilhos e alguns ambientes até inóspitos. Neste caso a solo, o atleta completou pelo caminho qualquer coisa como 81.450 metros de altimetria. E em 32 dias, 6 horas e 38 minutos…

Com nove países atravessados em tão escasso tempo, a preparação foi fundamental. Conjugado com o seu trabalho como professor, Angus tentou treinar sempre 20 horas semanais. “Quanto mais tempo em cima da bicicleta, melhor”.

Além do treino, a alimentação foi importante. Com a noção de que não seria fácil consumir todas as calorias que iria gastar durante o percurso, durante as semanas que antecederam o desafio, o ciclista comeu de tudo… de tudo mesmo. Apresentou-se à partida com oito kg acima do seu peso normal.

PUB
Specialized Levo

Este peso extra depressa desapareceu, como podemos confirmar no documentário do vídeo acima. Uma aventurade dureza extrema, e por vezes de difícil acesso a certas comodidades, como água ou alimentação, por exemplo.

Embora tenha aproveitado alguns troços para comtemplar as vistas, na opinião do atleta “não há melhor forma de experiênciar os trilhos do que ir o mais rápido possível”.

O setup utilizado também foi umas das soluções inteligentes de Angus. A sua bicicleta, uma Mason InSearchOf personalizada, estava preparada para tudo. A bagagem, por sua vez, teve de ser planeada ao pormenor.

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Ao assistirmos ao documentário, com a chegada do atleta ao Farol de São Vicente percebemos realmente a dureza do caminho. Visivelmente desgastado, cansado, mas feliz pela sua conquista!

Mais info:

Lê também:

Cinco conselhos para o gravel ‘bikepacking’, por Caleb Kerr

Imagens e fonte: Bikepacking.com / FB Mason Cycles

Também vais gostar destes!