Quanto mais elétricas para a cidade aparecerem, melhor, achamos nós. Por isso é bom saber que esta nova bicicleta urbana Orbea já está disponível, com três montagens diferentes, e um design de quadro (em alumínio) que salta bastante à vista e se distingue…

PUB
Pirelli

Falamos da nova Orba Diem, cujo Smart Design é um conceito em que a marca espanhola aplicou muitas horas de desenvolvimento. “Aumentar a confiança do utilizador, o seu conforto, e dar a assistência elétrica certa”, explica a Orbea sobre este novo conceito de design.

Os quadro são todos em alumínio, com um esforço grande por parte da Orbea para “disfarçar” o mais possível as soldaduras entre os tubos e apurar cada pormenor da estrutura.

THE NEW A TO B | ORBEA DIEM

O quadro assenta no design Diamond Glide, cujo “arranjo” dos tubos permite que o quadro “sofra uma ligeira flexão na vertical, absorvendo vibrações e proporcionando um rolar mais suave na cidade”, dizem.

A geometria deixa o peso do utilizador mais em baixo, na tentativa de dar mais estabilidade e segurança, contando com uma ligação USB-C para carregar o smartphone e um tubo superior que facilita a entrada na bicicleta.

PUB
Beeq

Depois há vários acessórios típicos das urbanas e que facilitam a usar a quem usa a elétrica Orbea Diem. O sistema de iluminação atrás e à frente, que no primeiro caso aumenta de intensidade quando travamos, e que no caso da luz frontal, a Supernova Starstream integrada no guiador, se acende automaticamente quando fica escuro.

Por sua vez, o sistema Spin Block evita que o guiador vire demasiado, há uma espaço secreto para colocar uma Apple AirTag de localização e os pneus, por exemplo, são reforçados e têm bandas refletoras laterais.

Quanto ao motor, são as unidades EP da Shimano que alimentam a assistência elétrica de todas as três versões da Diem. Depois há versões com a bateria de 630 Wh, integrada no tubo diagonal, e outras com a unidade de 540 Wh.

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

A Orbea fala de autonomias entre os 120 e os 150 km, entre quatro a nove horas de uso, sendo que há em opção um Range Extender de 252 Wh.

Voltando aos acessórios, destaque para as grades de caraga traseiras para 20 ou 30 kg, compatíveis com sistemas de fixação Ortlieb e MIK, e tambem em opção um cesto frontal que pode transportar até 10 kg. E um adaptador em opção permite montar reboques das marcas Thule, Burley, Croozer e Hamax, dependendo da versão da Diem.

Existem estas três versões na gama:

Refira-se ainda que a nova Diem está entre o conjunto de bicicletas possíveis de personalizar através do MyO, o programa de personalização da Orbea.

Por fim, não resistimos a partilhar este bom vídeo de review no canal GCN:

High-Tech City Bike | Orbea Diem First Look

Mais info:

Também vais gostar destes!