Egan Bernal fez revelações sobre a gravidade da lesão nas costas que provocou a sua desistência durante o Tour de França de 2020. O corredor colombiano da Ineos Grenadiers diz que passou por um período bastante complicado da sua carreira, desvendando pormenores do processo clínico que durou meses, mas assegura que está a sentir-se melhor e cada vez mais perto da forma física ideal para regressar à competição.

PUB
Equipamentos GSG

“Estive na Alemanha, Inglaterra, França e Espanha. Fiz exames e ouvi várias opiniões médicas. A certa altura, não conseguia ficar em pé mais de cinco minutos sem sentir dores. Foi complicado, mas está a resolver-se e estou a voltar a sentir-me ciclista de novo”, contou Bernal, que explicou que a origem do problema é o facto de ter uma perna mais comprida do que a outra.

“Desde que me lembro, tenho vivido com dores nas costas, mas nunca foram tão fortes como durante o Tour [de 2020]. A minha perna esquerda é mais comprida 1,7 cm do que a direita. Por isso, tinha escoliose. Um dos discos da coluna vertebral pressionava um nervo que ‘controla’ o glúteo e a perna. Essa assimetria já está a ser compensada. A ideia é eliminar [a dor] completamente, mas será um processo longo”.

Bernal admite estar a ponderar a estreia, este ano, no Giro de Itália. Em declarações ao jornal La Gazzetta dello Sport, o colombiano da Ineos Grenadiers assume que participar na grande volta italiana é a sua “opção número um”.

No final de dezembro último, Bernal mencionou, como mais provável, a sua aposta no Tour, para recuperar o título perdido em 2020 para Tadej Pogacar, mas agora esclarece que o Giro sempre esteve no topo das suas preferências para a temporada que se avizinha.

PUB
Equipamentos GSG

“Eu realmente gostaria de lá estar [no Giro], sim”, disse Bernal na recente entrevista ao referido diário. “Recentemente, numa entrevista que dei na Colômbia revelei que estaria a preparar-me para o Tour, mas o Giro vem em primeiro lugar no calendário e, na minha cabeça, é a opção número um. Seria muito especial”.

“Não sei se terei condições de ser chefe de fila [no Giro], ou se seria para ajudar para ajudar um líder que estivesse melhor do que eu. Mas não quer dizer que já esteja decidido, temos de definir as coisas com a equipa e ver em que ponto está a minha recuperação.

Recorde-se que Bernal deveria ter liderado a Ineos no Giro de 2019, mas teve de abdicar da participação depois de uma queda num treino pouco tempo antes do arranque da prova. De qualquer modo, o sul-americano recuperou a tempo de vencer o Tour nesse ano.

Embora o colombiano ainda não tenha confirmado o seu programa de competição para 2021, prevê-se que comece no campeonato nacional do seu país ou na Volta à Comunidade Valenciana, em Espanha.

“Sinto-me bem, estou muito motivado. Não faço corridas há quase quatro meses, espero recomeçar no início de fevereiro, mesmo que não esteja no meu melhor”, concluiu.

PUB
MMR (New) Quercus 10

Mais info:

The INEOS Grenadiers

 

Também vais gostar destes!