Um ano depois do ‘quadro’ quase idílico de dois corredores da mesma equipa de mãos dadas a cortar a meta como vitoriosos na E3 Saxo Classic 2022, a Jumbo-Visma repetiu-o.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Wout Van Aert e Christophe Laporte, os protagonistas daquele cenário na clássica belga, fizeram a mesma coisa este domingo, no mesmo país, na Gent-Wevelgem.

E o que poderia ser mais lógico do que ver o belga deixar o seu companheiro de equipa francês vencer, como este lhe permitira nesse 25 de março de 2022. Se esse gesto cavalheiresco do líder do poderoso e dominador da Jumbo-Visma foi amplamente bem-vindo, alguns dos seus ilustres antecessores, incluindo Tom Boonen e Eddy Merckx, foram críticos da decisão tomada pelo natural de Herentals.

“Wout [Van Aert] vai-se arrepender”, afirma Tom Boonen, tricampeão da Gent-Wevelgem (2004, 2011 e 2012), nas colunas do Sporza. “Também ajudei companheiros a vencer, mas nunca em tal situação. Talvez seja bom para o marketing da equipa, mas não sei se o faria. Gent-Wevelgem é Gent-Wevelgem.”

“O vencedor desta prova sublima o seu palmarés, é mais do que uma etapa Paris-Nice”, opina o belga, referindo-se à primeira etapa da Corrida ao Sol de 2022, ganha por Christophe Laporte com permissão dos companheiros de equipa Primoz Roglic e de Wout Van Aert, em mais um recital exclusivo da Jumbo-Visma.

Opinião partilhada por outro triplo vencedor da Gent-Wevelgem, Eddy Merckx (1967, 1970 e 1973). “Apostei 1000 euros com o meu filho que Laporte venceria. É sua escolha deixar um companheiro vencer, mas eu não teria feito isso, mesmo sem saber o que está a acontecer no seio da equipa Jumbo-Visma. Van Aert foi de longe o melhor nessa corrida, todos o vimos no Monte Kemmel!”, explica o Canibal, antes de recordar que Wout Van Aert, vencedor da E3 Saxo Classic, poderia ter conseguido no próximo domingo um feito que só… Tom Boonen conseguiu em 2012.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

“Ele poderia fazer história ao vencer em Harelbeke, em Wevelgem e se vencesse no próximo domingo o Tour de Flandres”, lembra Eddy Merckx.

Também vais querer ler…

Recital Van Aert-Laporte na Gent-Wevelgem

Fotografias: Twitter Jumbo-Visma

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Também vais gostar destes!

Fulcrum 20 Anos
Notícias

Os 20 anos da Fulcrum!

A Fulcrum celebra 20 anos de 'inovação no ciclismo', com rodas icónicas como as Racing Zero e muitas novidades para bicicletas de estrada, ...