Esperávamos um duelo emocionante entre Wout Van Aert e Remco Evenepoel no Nacionais de contrarrelógio da Bélgica, em Herzele, mas as dúvidas sobre o vencedor escorregaram pelo asfalto molhado… Literalmente.

PUB
Specialized Levo

Evenepoel, que defendia o título, não evitou a queda ao abordar uma curva à direita, poucos minutos após ter saído da rampa. O tempo perdido neste incidente, apesar de o ciclista ter retomado a prova sem problemas, deixou-o fora da luta pela vitória face ao principal rival Van Aert, ali sem outros concorrentes à altura.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Van Aert sagrou-se, assim, tricampeão nacional de contrarrelógio, após os títulos conquistados em 2019 e 2020, ao completar o percurso de 42 kms em menos 50 segundos do que Alec Segaert (Lotto Dstny), medalha de prata com apenas 20 anos.

Na terceira posição ficou Rune Herregodts (Intermarché-Circus-Wanty), que melhorou o quarto posto de 2022, gastando mais 1.06 minutos do que Van Aert.

Remco Evenepoel, apesar da queda, teve um desempenho meritório, mas conseguiu não poderia fazer melhor do que o quarto lugar, a 1.22 minutos do rival da Jumbo-Visma.

“É uma sensação boa, é apenas a minha segunda vitória do ano. Esperei muito tempo por voltar a vencer este título, por isso estou satisfeito, é uma bela sensação”, confidenciou Van Aert, que já não vencia desde a E3 Saxo Classic, em março.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

O ciclista de 28 anos diz que não soube imediatamente que Remco Evenepoel tinha caído. “A equipa nada me disse, só descobri na segunda passagem. Mas foi melhor assim, continuar focado em mim”, afirmou Van Aert, que participará na corrida de fundo de domingo, que já venceu em 2021, e em busca do segundo título nacional em 2023.

“Penso que velocistas como [Jasper] Philipsen ou [Tim] Merlier serão mais favoritos do que eu, mas estarei lá como outsider”, conclui.

Remco Evenepoel não conheceu, esta quinta-feira, a felicidade do seu companheiro de equipa Rémi Cavagna, que se sagrou campeão francês de contrarrelógio. A queda sofrida logo no início do percurso fê-lo perder todas as hipóteses de vitória.

“Estava confiante e pronto para correr riscos nas curvas, mas talvez tenha entrado um pouco rápido demais nessa… Era a única curva rápida do percurso e sabia que era aí que teria mais probabilidades de cair. Enfim. Passei um pouco do limite”, admitiu o jovem corredor da Soudal Quick-Step.

PUB
Specialized Levo

“Na segunda passagem, disseram-me que o pódio ainda era possível, mas não foi possível. Todavia, também mostra que tinha boas pernas e que estava pronto para lutar pela vitória”, conclui Remco Evenepoel, que falhou por 16 segundos o terceiro lugar. Tal como Van Aert, encontraremos o campeão mundial na prova de fundo no domingo.

Classificações:

Lê também:

Tim Wellens inapto para o Tour

Imagens: Jumbo-Visma e Sousa Quick-Step Twitter

Também vais gostar destes!